Elétrico com 835 km de alcance, Xiaomi YU7 bate Tesla Model Y
Crossover da marca chinesa pode herdar sistema elétrico do SUV da empresa e também concorrerá com rival da Tesla
A Xiaomi está ampliando sua ofensiva no mercado de veículos elétricos com o YU7, seu novo crossover, que agora tem uma versão de motor único e autonomia estendida.
Segundo a certificação divulgada pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT), o modelo pode percorrer até 835 quilômetros com uma carga, segundo o padrão chinês CLTC — superando o Model Y Long Range, da Tesla, e a versão anterior do próprio YU7, que já impressionava com 766 km.
A nova variante do YU7 é equipada com um motor elétrico traseiro de 235 kW (315 cv), superando os 220 kW (295 cv) do Model Y RWD vendido na China.
Além de entregar mais potência, o modelo da Xiaomi também oferece maior autonomia - são 72 km a mais do que o Tesla. A promessa é que o crossover também chegue com preço mais acessível, o que pode torná-lo um sério concorrente no segmento.
SUV da Xiaomi pode herdar sistema elétrico do sedã SU7
Fisicamente, o YU7 é um pouco maior que o Model Y, oferecendo mais espaço interno, uma característica valorizada pelos consumidores chineses. Destaque também para o Panoramic Head-Up Display (PHUD), que projeta informações como navegação e velocidade no para-brisa, cobrindo toda a área dianteira.
O modelo ainda deve herdar o sistema elétrico de 800 volts do SU7, permitindo recuperação de 200 km de autonomia com apenas cinco minutos de carga.
As entregas do YU7 estão previstas para começar entre junho e julho deste ano. A Xiaomi já entregou mais de 140 mil unidades do SU7 em 2024 e pretende dobrar esse volume em 2025. Embora ainda não haja metas definidas para o crossover, o YU7 tem potencial para se tornar modelo de alto volume, à semelhança do Tesla Model Y.
Seja como for, a expectativa é que ele complemente, e não concorra com o SU7, consolidando a Xiaomi como um dos novos protagonistas no setor automotivo elétrico.