Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cor do óleo do motor tem a ver com qualidade? Motul diz que não!

Famosa fabricante de óleos para veículos de competição, Motul desmistifica a relação entre a cor do óleo novo e sua qualidade

30 set 2023 - 08h40
(atualizado em 2/10/2023 às 16h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Embora a maioria tenha cor âmbar, alguns óleos novos podem apresentar coloração diferente, como vermelho, azul ou verde, devido à adição de corantes
Embora a maioria tenha cor âmbar, alguns óleos novos podem apresentar coloração diferente, como vermelho, azul ou verde, devido à adição de corantes
Foto: Motul / Guia do Carro

Se alguém te disser que a cor do óleo lubrificante novo de seu carro tem a ver com a qualidade, saiba que isso não é correto. Quem garante isso é a Motul, famosa marca de lubrificantes francesa, que sempre participa de competições internacionais, como as 24 Horas de Le Mans.

Com o propósito de combater a desinformação e auxiliar os consumidores no momento da compra do óleo do motor, a Motul – multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia – esclarece um equívoco bastante comum referente ao produto: a suposição de que a cor do óleo novo está intrinsecamente ligada à sua qualidade e ao seu desempenho.

Um ponto que pode confundir o comprador é o grande leque de cores do óleo novo. Contrariando crenças populares, as variações na coloração são normais e esperadas. “Essas diferenças podem ser atribuídas às mudanças naturais das matérias-primas utilizadas na fabricação do produto”, explica Caio Freitas, engenheiro de Aplicações da Motul.

Embora a maioria tenha cor âmbar, alguns óleos novos podem apresentar coloração diferente, como vermelho, azul ou verde, devido à adição de corantes. “É importante destacar que esses corantes têm um único propósito: a identificação e diferenciação visual, sem nenhum impacto na performance ou qualidade do óleo”, afirma Freitas.

Cor não tem relação com desempenho, qualidade ou durabilidade

Quando não há adição de corantes, é completamente normal que o óleo apresente variações no tom de âmbar, indo do mais claro ao mais escuro. Para facilitar, existe uma norma, a ASTM D1500, que define e resume uma escala de cores. Essa norma é utilizada exclusivamente para fins de controle de produção e não define a performance nem determina a durabilidade do óleo.

“A Motul quer enfatizar que a cor do óleo novo e suas variações não têm absolutamente nenhuma relação com seu desempenho, qualidade ou durabilidade”, ressalta Freitas. “Avaliar a qualidade de um óleo com base na cor é um erro que a empresa está empenhada em elucidar para garantir que os consumidores façam escolhas bem informados para cuidar melhor dos seus veículos.”

Seguindo com a sua missão de combater as falácias que existem no mercado automotivo com informações claras para os entusiastas do setor e motoristas em geral, a Motul disponibiliza mais conteúdo como esse em seu Instagram, site e no podcast próprio da marca, o Motul Cast.

Guia do Carro
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade