Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Citroën Basalt Dark Edition se destaca pelo visual esportivo e bom custo-benefício

Pelo preço de R$ 114.990, nova versão Dark Edition traz melhorias de acabamento e visual esportivo para o Citroën Basalt 2026; já dirigimos

11 set 2025 - 16h43
Compartilhar
Exibir comentários

Na última semana, a Citroën apresentou a linha 2026 do C3, Aircross e Basalt no Brasil. Enquanto os irmãos C3 e Aircross ganharam a versão XTR, o Basalt apostou na configuração Dark Edition, com pegada mais esportiva e urbana. Além disso, o modelo também ganhou melhorias no acabamento e mudanças nos preços. E nós já testamos o novo Citroën Basalt Dark Edition. Confira nossas primeiras impressões:

Novo Citroën Basalt Dark Edition 2026
Novo Citroën Basalt Dark Edition 2026
Foto: Stellantis/Divulgação

Versão Dark Edition traz visual com pegada esportiva

Quase um ano depois do lançamento no Brasil, o Citroën Basalt ganhou novidades na linha 2026. Ao contrário dos irmãos C3 e Aircross com a configuração aventureira XTR, o Basalt traz como principal novidade a versão Dark Edition, com pegada mais urbana e esportiva. 

Ela conta com detalhes de acabamento nas cores preto e vermelho, como as rodas de 16”, a grade frontal, o teto e o aerofólio traseiro exclusivo. A versão também marca a estreia da cor Cinza Sting Gray, que será exclusiva do Basalt Dark Edition. Visualmente, a combinação ficou bem agradável.

Novo Citroën Basalt Dark Edition 2026
Novo Citroën Basalt Dark Edition 2026
Foto: Stellantis/Divulgação

Acabamento também ganhou melhorias na linha 2026

Assim como o C3 e o Aircross, todas as versões do Citroën Basalt 2026 também ganharam revestimento parcial em couro sintético no painel, saídas USB tipo C traseiras, multimídia com molduras mais finas. Os comandos dos vidros elétricos também passam a equipar todas as quatro portas do SUV cupê. Ainda há pedaleira esportiva em preto com detalhes em prata.

A versão Dark Edition também traz detalhes escurecidos, com revestimento em couro sintético preto e costuras contrastantes em vermelho. Outras partes do acabamento, como as colunas, teto e bancos, também trazem a mesma combinação. Visualmente, agrada. As peças continuam simples, mas o acabamento melhorou em relação ao Basalt 2025.

Novo Citroën Basalt Dark Edition 2026
Novo Citroën Basalt Dark Edition 2026
Foto: Stellantis/Divulgação

Ao volante do novo Citroën Basalt Dark Edition

O trajeto de testes do novo Basalt Dark Edition passou por vias expressas e urbanas da região do Recreio dos Bandeirantes e de Ilha de Guaratiba, ambos os bairros na Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ). O comportamento do Basalt não mudou em relação ao modelo testado durante o lançamento, no ano passado.

Em comparação com os irmãos C3 e Aircross, o Citroën Basalt se mostra o modelo mais bem acertado da família C-Cubed. Assim como no C3 Aircross, a posição de dirigir é um pouco mais alta. Ao acelerar, ele é mais estável do que o C3, o que permite mais segurança em velocidades mais altas. A direção é bem leve em manobras e fica mais rígida conforme a velocidade aumenta. 

Novo Citroën Basalt Dark Edition 2026
Novo Citroën Basalt Dark Edition 2026
Foto: Stellantis/Divulgação

A suspensão filtra bem os impactos e privilegia o conforto, sem batidas secas e um ajuste tão firme. Sob o capô, a versão Dark Edition traz o já conhecido motor 1.0 turbo flex de 125/130 cv (gasolina/etanol) e 200 Nm. Ele é associado a um câmbio automático do tipo CVT, com simulação de 7 marchas. 

Ao volante, não falta potência, apesar do comportamento privilegiar mais o conforto, e não a esportividade. O torque é muito bom, e o carro desenvolve de forma rápida. O espaço interno também é bem amplo para todos os ocupantes. No entanto, o isolamento acústico poderia ser um pouco melhor. Ao acelerar, o ruído do motor invade o interior do veículo. 

Novo Citroën Basalt Dark Edition 2026
Novo Citroën Basalt Dark Edition 2026
Foto: Stellantis/Divulgação

O Basalt também oferece quatro airbags (frontais e laterais) e recebeu os comandos dos vidros elétricos em todas as portas. No modelo indiano, ainda há airbags de cortina, faróis full-LED e saídas de ar-condicionado traseiras, itens que poderiam equipar o modelo brasileiro.

Vale a pena comprar o novo Citroën Basalt Dark Edition?

A nova versão Dark Edition do Citroën Basalt traz visual com pegada mais esportiva e novidades importantes para o SUV cupê lançado há menos de um ano no Brasil. Ele evoluiu em pontos essenciais, como a ausência de comandos para os vidros elétricos em todas as portas e no acabamento.

Além disso, os preços da linha 2026 do Citroën Basalt também foram reduzidos de R$ 7.500 a R$ 8.200. A versão topo de linha Dark Edition, que é nova, custa R$ 114.990, quase R$ 8 mil a menos do que a Shine 2025 – que era vendida por R$ 122.100. Para quem procura um SUV espaçoso gastando menos, o Basalt pode ser uma boa opção, apesar do acabamento ainda ser simples e o modelo contar apenas com quatro airbags.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade