Carruagem moderna: carro sem para-brisa deve chegar em 2021
Já que não exige motorista, o conceito Boz não tem para-brisa frontal - os ocupantes são alocados no interior com bancos um de frente ao outro, como nas antigas carruagens puxadas por cavalos
A empresa americana Zoox apresentou nesta semana sua proposta para o futuro da indústria automobilística, quando os veículos autônomos (sem motorista) irão predominar nas ruas – os primeiros de outras marcas devem chegar em 2015. Já que não exige motorista, o conceito Boz não tem para-brisa frontal. Os ocupantes são alocados no interior com bancos um de frente ao outro, como nas antigas carruagens puxadas por cavalos.
Outra diferença notável é a ausência do tradicional capô. Motores elétricos situados atrás de cada roda são responsáveis por impulsionar o modelo. Segundo a empresa, a ausência de motor a combustão permite que o veículo tenha um desenho simétrico, e desse modo, o Boz pode mudar de direção automaticamente. Ou seja, não será mais preciso fazer o “retorno”, o carro autônomo pode inverter a direção de rolamento das rodas - parachoques e faróis de LED podem “aparecer” tanto na “frente” como na “traseira”.
Como não há direção, muito menos pedais, o interior pode ser configurado para quatro passageiros, que se sentam frente a frente em duplas. De acordo com a Zoox, em caso de colisão, as pessoas que estão de costas têm o impacto absorvido pelo banco, enquanto as que estão de frente têm mais espaço para desaceleração do corpo com os cintos de segurança. A Zoox começará a desenvolver o projeto em 2014 e espera lançar o modelo às ruas em 2021.