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7 itens que você deve observar na hora de alugar um carro

Saber analisar o veículo locado pode evitar dores de cabeça e prejuízos financeiros; veja as dicas da especialista Luciana Félix

10 abr 2024 - 07h30
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Luciana Félix: algumas locadoras não incluem reboque na proteção do carro alugado
Luciana Félix: algumas locadoras não incluem reboque na proteção do carro alugado
Foto: Na Oficina / Guia do Carro

De acordo com um levantamento feito pela Consultoria Automotiva KBB, o valor do carro novo ano-modelo 2024, subiu 0,54% após ter apresentado uma queda de 0,21% em dezembro de 2023. Considerando o valor do carro zero e o custo com manutenções que ter um veículo representa, muitas pessoas optam pelo aluguel de veículos.

Para te auxiliar na hora de alugar um carro, o Guia do Carro conversou com a especialista em mecânica de automóveis e gestora da Na Oficina, Luciana Félix.

Segundo Luciana, “é muito importante fazer uma pesquisa com pelo menos três locadoras, para que você possa ter economia financeira”.

“Eu gosto sempre de passar para meus clientes que, antes de alugar um carro, é importante escolher o tipo e o modelo, se é um carro popular, se é um sedã, se é um SUV, e já fazer a cotação em cima disso, pois já vai facilitar muito na hora de fazer um orçamento”, diz Luciana.

Com o modelo e a locadora definidos, Luciana orienta sobre a escolha da cobertura. “Você não pode simplesmente pegar a cobertura mais básica e nem a cobertura mais cara sem saber o que está incluso em cada uma”, diz.

Luciana Félix: dicas para quem vai alugar um carro
Luciana Félix: dicas para quem vai alugar um carro
Foto: Na Oficina / Guia do Carro

“A proteção em caso de colisão, por exemplo, é apenas para o carro que você alugou ou para carro de terceiros também? E, se acontecer um furto de roda o seguro cobre ou não? Outro exemplo muito comum é as pessoas acharem que o reboque já está incluso, porque é uma coisa óbvia. Mas, algumas locadoras não disponibilizam esse tipo de serviço nas proteções, porque é um serviço terceirizado das locadoras”, diz Luciana.

De acordo com Luciana, é fundamental se informar se o seguro está cobrindo o serviço de reboque e, caso não esteja, verificar se é possível contratar reboque de terceiros. “Algumas locadoras limitam que isso [contratação do reboque] seja feita com eles, e às vezes o valor é bem mais alto do que o praticado no mercado.”

O terceiro ponto que Luciana destaca, é sobre quem dirigirá o veículo. “Isso é extremamente importante, porque se você aluga um carro informando no contrato é só você que vai dirigir, mas outra pessoa dirige, e acontece uma colisão, você perde todos os direitos da proteção que você contratou. Então, se outras pessoas também vão dirigir, eu recomendo fortemente que você informe isso no momento da contratação”, afirma.

Passada a parte de contratação, é hora de retirar o carro. Para isso, Luciana também traz algumas dicas importantes para antes de sair da locadora com o carro. “Embora as seguradoras façam uma vistoria prévia com fotos do veículo, eu recomendo que você faça sua vistoria pessoal e documente tudo antes de sair com o carro da locadora.”

“Então, a gente vai começar analisando a lataria do carro. Faça um 360º olhando tudo, cada detalhe: lâmpadas e faróis, verificar se não tem nenhum amassado nas portas, no capô do carro e no teto, se não tem nenhuma marca de trincado no vidro, mesmo que seja pequeno, filmar as rodas e observar se elas estão arranhadas ou não. Isso é sua segurança de que o carro saiu da locadora da forma que você confirmou com seus olhos”, afirma Luciana.

Feita uma vistoria na parte externa, é hora de ver como está o interior do veículo alugado. Para isso, Luciana orienta a fazer um vídeo e fotografar o painel do carro, além de girar a chave e aguardar alguns minutos para verificar se não ficará nenhuma luz acessa no painel.

“Gosto de orientar isso, pois às vezes já tem alguma luz acesa, como a de injeção, por exemplo, e isso vai ser um problema para o motorista depois. Então, caso isso aconteça, não saia com esse carro da locadora, pois esse carro pode estragar com você e mesmo que a locadora venha fazer a substituição do carro sem nenhum ônus, você terá um aborrecimento e um estresse muito grande por causa disso”, diz Luciana.

“Outra coisa que sempre recomendo, é conferir se o manual e o documento do carro estão no veículo. É muito comum constar no checklist que o carro foi entregue com o manual sem ele estar lá, e você ter que arcar com este custo”, explica Luciana.

Luciana também orienta quanto a observar o estado dos bancos do veículo. Segundo ela, muitas pessoas têm custo financeiro porque não fizeram essa checagem antes. “Verifique se não tem nenhuma marca de queimado de cigarro”.

“Confira também se o carro está com tapetes, por ser comum carros alugados saírem das locadoras sem os tapetes, principalmente dos lugares traseiros”, afirma Luciana.

Após revisar o interior do veículo, Luciana orienta que seja feita uma checagem no motor, para saber se não há nada solto ou fora do lugar. “Faça essa observação mesmo que você seja leigo, e não tenha experiência em mecânica. Veja se está tudo fechado, reservatório de água, se a vareta de óleo está no lugar, e até mesmo se tem água no limpador de para-brisas.”

“Não deixe de testar as lâmpadas de freio, lâmpadas de seta e lâmpadas de ré, isso é muito importante e tem que sair funcionando. Verifique também se o kit de segurança está lá no porta-malas com o estepe. Isso tem que estar no carro para que você possa, se necessário, fazer a substituição do pneu. Caso não esteja, e você não informar isso, você terá que arcar com a reposição desses itens”, afirma Luciana Félix.

De acordo com Luciana, após vistoriar o veículo e documentar em vídeo, caso tenha algo muito ruim e que te deixará inseguro com o carro, a orientação é não sair da locadora com o veículo. “Retorne ao balcão de atendimento e faça imediatamente uma solicitação de troca do veículo, isso é muito rápido, não é demorado. E, as locadoras sempre têm carros de sobra no pátio, então pode ser substituído.”

“Se você pegou um carro muito velho, um carro que você não gostou, que não está bem limpo, e você não se sente seguro, você também pode pedir a substituição”, diz a especialista.

Outra dica dada por Luciana é que, caso ocorra algum problema com o veículo no decorrer dessa locação, você nunca procure uma oficina diretamente. “Sempre entre em contato pelo 0800 e informe o que está acontecendo, pois lá a equipe vai te orientar para que no que fazer.”

Na hora de devolver o veículo para a locadora, ela orienta que não se esqueça de completar o tanque e devolver o veículo lavado. “Fazendo isso, você terá uma economia financeira, já que as lavagens feitas pelas locadoras geralmente são mais caras. Além disso, deixar para a locadora completar o tanque também acaba saindo mais caro, pois terá que disponibilizar um funcionário para ir até o posto fazer isso, o que também tem um custo”, finaliza Luciana.

Guia do Carro
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