BYD mostra Song L, que roda mais de 2.000 km com um tanque
SUV híbrido plug-in pode chegar ao Brasil em 2025 já equipado com a nova geração do sistema DM-i
A BYD deve lançar até o fim do ano o Song L, uma versão alongada e renovada do SUV médio Song, mas já com o sistema DM-i de quinta geração, que pode rodar mais de 2.000 km
Na semana do Dia da Mobilidade Elétrica - que acontece neste sábado (15) - a BYD tomou uma "furada" do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, que revelou ao mundo como é o novo Song L, um SUV médio alongado que já carrega a nova geração do sistema DM-i, capaz de fazê-lo rodar mais de 2.000 km com um só tanque de combustível.
Perto de ser lançado na Ásia, ele deve chegar por aqui em 2025. Com visual renovado, o modelo tem 4,78 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,67 m de altura e 2,78 m de entre-eixos - para efeito de comparação, o Song Plus tem apenas 0,5 m a menos de comprimento e também é 0,8 m menor em largura.
Híbrido plug-in DM-i
O motor, como dissemos, vem combinado à quinta geração do sistema DM-i. Híbrido do tipo plug-in (aquele que pode ser recarregado na tomada), ele une no conjunto um motor 1.5 a combustão de 99 cv a um elétrico de 215 cv, com bateria de lítio.
Embora as capacidade ainda não tenham sido reveladas - afinal quem divulgou o SUV foi o Ministério chinês e não a BYD -, esse conjunto promete consumo médio de 34,4 km/l e autonomia máxima de cerca de 2.100 km.
Na China, o Song L deve custar algo entre 120 mil e 130 mil yuans - que na conversão direta para o Real dá algo entre R$ 88 mil e R$ 96 mil).
Por aqui, caso seja confirmado, ele deverá ser posicionado logo acima da faixa de mercado hoje ocupada pelo Song Plus, que custa quase R$ 240 mil. Nosso palpite? Cerca de R$ 15 mil ou R$ 20 mil a mais.