A luz de falha do motor acendeu enquanto eu dirigia. Por quanto tempo posso continuar circulando com ela acesa?
De todas as luzes que indicam uma falha, esta é a que menos deveríamos ignorar
Relato original de Daniel Murias, do Motorpasión
São três da tarde e, na rodovia rumo a Stuttgart, pela primeira vez, quase não há trânsito. Livre de limites de velocidade, continuo acelerando o Irmscher Vectra GTS i35 Kompressor: 235 km/h, 240, 250 km/h — a aceleração já não é brutal e a estabilidade deixa a desejar. Em teoria, o carro seria capaz de atingir 285 km/h. Nunca saberei se poderia ou não alcançar essa velocidade: a luz de falha do motor acendeu. E voltei para a sede da Irmscher com o carro sobre um guincho.
A luz de falha do motor é provavelmente o indicador mais temido de todos os que podem acender no painel do carro. Pode provocar inquietação, frustração, confusão e, às vezes, até pânico. E com razão. Essa maldita luz apenas indica que devemos verificar o motor, não diz o que está errado ou qual é o problema. E então surgem as perguntas inevitáveis: posso continuar dirigindo? E por quanto tempo?
A luz de falha do motor, o indicador mais temido de um carro
Dirigir pode ser uma experiência libertadora ou apenas uma tarefa necessária, tudo depende do dia e do motivo pelo qual estamos ao volante, mas, seja qual for o caso, nada é mais perturbador do que o repentino acendimento da luz de falha do motor, ou "Check Engine".
A luz de falha do motor faz parte do sistema de diagnóstico a bordo (OBD) dos carros. Quando acende, indica que o computador do veículo detectou um problema no motor ou em componentes relacionados. O problema pode ser tão simples quanto um ...
Matérias relacionadas
Nomes de usuário do WhatsApp estão chegando: o que são e como você pode reservá-los
Elon Musk está tão desesperado com as vendas dos Cybertrucks que começou a comprá-los ele mesmo