México aperta controles de imigração antes da Copa do Mundo de 2026: 70% dos rejeitados são de países que participarão do torneio, e metade deles são da Colômbia
Durante o ano de 2025, o Instituto Nacional de Migração (INM) negou a entrada no México a 19.992 estrangeiros, dos quais 70% (aproximadamente 14.175 pessoas) eram provenientes de países que participarão da Copa do Mundo da FIFA de 2026 ou que ainda buscam qualificação para o torneio. Desse percentual, os visitantes da Colômbia foram os que receberam o maior número de negativas.
Embora o INM não tenha especificado os motivos para as negativas de entrada em diversos aeroportos mexicanos, segundo o jornal La Jornada, o argumento no caso dos colombianos é de inconsistências em sua documentação. Como explica o jornal, antes do embarque, os viajantes devem apresentar passaporte e visto aos funcionários da companhia aérea e do consulado, quando solicitados.
Colômbia acusa México de maus-tratos
Em 2024, 100.490 estrangeiros tiveram a entrada negada, metade dos quais eram cidadãos colombianos. Isso levou mais de uma centena de pessoas afetadas a se manifestarem, forçando as autoridades mexicanas a tomarem medidas no início deste ano.
Em março, o governo de Gustavo Petro solicitou que o México investigasse 149 casos ocorridos em diversos aeroportos. Também enviou pelo menos 57 notas diplomáticas ao Ministério das Relações Exteriores acusando o governo mexicano de supostos maus-tratos a seus cidadãos que chegavam ao país.
Em seguida, em julho passado, o chefe do Instituto Nacional de Migração (INM), Sergio Salomón Céspedes, relatou uma reunião com o embaixador da Colômbia no México, Carlos ...
Matérias relacionadas
O erro comum que faz insetos sobreviverem ao inseticida — e o que você deve fazer para impedir isso
Ucrânia encontrou tesouro contra a Rússia no lugar mais inesperado: locações secretas de filmagens