PUBLICIDADE

TV Box pirata pode ter malware que vai roubar você

O “excelente negócio” para assistir TV pirata pode ter um custo alto.

24 dez 2021 06h00
ver comentários
Publicidade
Cuidado com o IPTV pirata: a surpresa pode ser bem desagradável
Cuidado com o IPTV pirata: a surpresa pode ser bem desagradável
Foto: Clker Vector Images / Pixabay

Muita gente usa TV Box que promete centenas (às vezes milhares) de canais livres de assinatura, com filmes, séries e até futebol pay-per-view. Em princípio, parece um ótimo negócio aderir à pirataria de TV para não pagar assinatura de nada. Mas, além de ilegal, isso pode ter um custo ainda mais alto.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fez um estudo de engenharia reversa em TV Boxes que não são homologados pelo órgão ― muitos deles oferecendo acesso livre a canais pagos. O resultado não chega a surpreender: o estudo encontrou um malware perigoso nesses aparelhos.

O malware é capaz de, sorrateiramente, capturar dados pessoais e financeiros do usuário, inclusive acessado arquivos compartilhados na mesma rede. De posse dos dados, os criminosos podem trazer um tremendo prejuízo ao usuário.

A atuação do malware ocorre quando é feita a atualização do equipamento, através de um botnet. O criminoso opera remotamente para iniciar um ataque DoS (Denial of Service) contra o sistema do usuário.

Vale lembrar que, no último ano, a Anatel apreendeu mais de um milhão de produtos piratas, o que serviu para iniciar a investigação do IPTV ilegal oferecido por esses TV Boxes.

Os estudos contaram com técnicos da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), que analisaram equipamentos à venda livremente no comércio popular.

(*) HOMEWORK inspira profissionais e empreendedores a trabalhar de um jeito mais inteligente, saudável, transformador. Nosso conteúdo impacta mais de 1 milhão de usuários únicos, todo mês. É publicado no Terra e compartilhado via redes sociais, WhatsApp e newsletter. Entre pra comunidade HOMEWORK!

Homework Homework
Publicidade
Publicidade