'Enquanto Isso na Sala da Justiça', em Olinda, faz parte da história dos foliões
O bloco é o queridinho das crianças e tem performance tradicional de Homem-Aranha
Tem nerds na folia de Olinda, e são milhares! Na cidade, já é tradição que o domingo de carnaval seja o dia do desfile do bloco Enquanto Isso na Sala da Justiça. A concentração foi no Alto da Sé e reuniu cerca de 15 mil pessoas fantasiadas de figuras da cultura pop.
Como a maioria dos blocos de carnaval, tudo começou numa brincadeira, numa ideia despretensiosa. Um grupo de amigos desejava que existisse um bloco onde todos desfilassem fantasiados de super-heróis. O bloco em questão ainda não existia, então, em 1995, ele foi criado.
Trinta e um anos depois, milhares de pessoas continuam achando uma boa ideia dedicar tempo e criatividade para exibir uma homenagem (ou uma crítica) em forma de figurino. Como este grupo, que escolheu incorporar os Power Rangers. “Nós viemos no ano passado, mas sem fantasias. É divertido só olhar, mas decidimos que no ano seguinte iríamos fantasiados”, conta Denise Feitosa, que usa a armadura vermelha em homenagem a sua moto da mesma cor. A pernambucana conta que os figurinos começaram a ser planejados em setembro do ano passado.
Hoje não são apenas os heróis e vilões que comparecem. Tem também personagens de desenhos e animes, como Os Simpsons, One Piece e Corrida Maluca, e outros que nascem da imaginação dos próprios foliões.
Jocelito José da Silva resolveu juntar duas lendas em uma única fantasia. Ele estava representando o Velho do Rio, figura folclórica do Pantanal, e trazia na mão a Perna Cabeluda, lenda urbana recifense. A peça veio acompanhada de uma estatueta do Oscar, remetendo ao filme O Agente Secreto, que mostra a tal perna.
Fantasiados de Dick Vigarista e Penélope Charmosa, os carnavalescos Adriana Caminha e Aubiergio Costa fazem parte do grupo de amigos que fundou o bloco. Mais de 30 anos depois, Adriana, que é médica, revela que seu acervo de fantasias é grande: “só nos últimos anos comecei a repetir algumas. Essa de Penélope, por exemplo, já usei outra vez”.
Outra foliona que já é fã de carteirinha do Sala da Justiça é Maria do Carmo Pinheiro. Há 13 anos ela usa a mesma fantasia de Vovó Maravilha, em homenagem às netas e ao bisneto. Ela declara que ama o bloco porque é um programa no qual todos se divertem.
Fantasias profissionais
O Sala da Justiça também atrai quem leva a arte de se vestir fidedignamente a um personagem como profissão. É o caso da Arlequina Oficial e do Coringa PE, nomes artísticos dos cosplayers pernambucanos que já são frequentadores do bloco. A Arlequina diz que a sua fantasia é a mais pedida pelas crianças, e que adora vir montada para o carnaval principalmente por causa delas.
Já Angelina Jolie, cosplayer de Malévola, estreou no bloco este ano: “era louca para conhecer”. Apesar da roupa com tecido grosso que cobria todo o seu corpo, a profissional diz que não se incomoda com o calor das ruas no verão porque já está acostumada. Ela se veste de Malévola desde 2014. A presença de Angelina em Olinda foi um sucesso e as pessoas fizeram até fila para tirar fotos com a personagem.
Para toda a família
Principalmente na concentração do bloco, que durou das 9 horas da manhã até o meio-dia, era possível ver muitas famílias com crianças. Até as mais novas, de dois e três anos, exibiam suas fantasias enquanto brincavam de ser seus personagens favoritos. Os mais vistos eram o Homem-Aranha e a Mulher Maravilha. Mas também tinha bastante princesas, Homens de Ferro e passistas de frevo.
Antes do bloco desfilar, a organização anunciou o momento mais esperado pelos pequenos, a performance de um Homem-Aranha que estaria nas alturas. A apresentação já se repete há alguns anos e agita a criançada. O personagem fica em cima de uma grande caixa d’água, pertencente à Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) e luta contra um vilão.
Um narrador envolve a plateia contando que “o mal” quer tirar a água do povo da cidade, e que o Homem-Aranha está ali para salvar os olindenses. Entre vaias e aplausos, as crianças vibram com o show, que termina com o herói derrotando o vilão e descendo da caixa em uma tirolesa. Em seguida, ainda faz uma sessão de fotos improvisada com os pequenos. A performance tem o apoio de outro bloco, o Gota D’Água, formado pelos funcionários da Compesa.
*A cobertura de carnaval do Terra tem apoio de Bluefit, Gol, Magalu, Mercado Pago, OMO, e Popeye's #TerraNoCarnaval