Quanto recebem os jurados do carnaval do Rio?
Liesa cria esquema de 'confinamento' para os 54 jurados
No carnaval do Rio de Janeiro, 12 escolas de samba vão desfilar na Sapucaí entre domingo, 15, e terça-feira, 17. A esperada divulgação das notas, porém, será na quarta-feira, 18, com a participação de 54 jurados, que vão definir a grande campeã de 2026 e as rebaixadas.
A responsabilidade dos escolhidos é grande e, por isso, existe todo um cuidado da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) com os passos dos julgadores nos dias de carnaval.
Como remuneração, cada um deles recebe um prólabore no valor líquido de R$ 12 mil pelos três dias de desfiles, de acordo com o Manual do Julgador da Liesa. A Liga explica que o valor “não representa qualquer retribuição financeira, mas apenas uma maneira de agradecer pela importante participação nas atividades comprometidas com a preservação das nossas raízes culturais”.
O esquema de proteção para evitar interferências externas começa no domingo, às 14h, com o check in no Hotel Intercity. Neste momento, eles devem entregar seus celulares, tablets e computadores à Coordenação de Julgadores. Apenas o tablet entregue pela LIESA, com os Livros Abre-alas, pode ficar com eles.
O manual também destaca que os jurados deverão manter distanciamento de opiniões que possam influenciar nos julgamentos dos respectivos quesitos. Após os desfiles, os ônibus farão itinerários para levá-los de volta ao hotel.
Durante o período de ‘confinamento’, eles terão direito a serviço de alimentação e, em cada módulo, haverá um freezer abastecido com bebidas não alcoólicas.
Após os três dias de desfiles e a apuração das notas, cada julgador poderá assistir aos desfiles do Sábado das Campeãs acompanhado de duas pessoas. Eles terão acomodação e transporte para a Avenida dos Desfiles Prof. Darcy Ribeiro.
*A cobertura de carnaval do Terra tem apoio de Bluefit, Gol, Magalu, Mercado Pago, OMO, e Popeye's #TerraNoCarnaval