Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Escritora Carolina Maria de Jesus será tema de filme e Carnaval em 2026

Autora será homenageada pela Unidos da Tijuca na Marquês de Sapucaí, representada pela atriz Maria Gal

9 fev 2026 - 18h28
(atualizado às 18h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Maria Gal durante ensaio técnico da Unidos da Tijuca na Sapucaí
Maria Gal durante ensaio técnico da Unidos da Tijuca na Sapucaí
Foto: Divulgação

Quando a Unidos da Tijuca entrar na Marquês de Sapucaí na madrugada de segunda-feira, 16, levará à avenida um enredo em homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus, autora do premiado livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, de 1960. Meses depois, a autora, que morreu em 1977, também ganhará as telas com um filme sobre sua vida e obra: “Carolina: Quarto de Despejo”.

Tanto no Carnaval quanto no cinema, Carolina será representada pela atriz Maria Gal. No último sábado, 7, ela esteve no Baile da Vogue e usou um vestido estampado com reportagens sobre a escritora, assinado pela estilista Agatha Lacerda e com um simbolismo sobre a importância da autora no cenário cultural.

A Tijuca levará à Sapucaí o enredo intitulado ‘Carolina Maria de Jesus’, dividido em cinco capítulos: a infância em Minas Gerais; o começo da juventude e vida adulta; a mudança para São Paulo e o baque ao se ver marginalizada na Favela do Canindé; o dia a dia e os registros escritos em seus diários; e a força da sua imagem e seu legado. O carnavalesco responsável é Edson Pereira, com consultoria de Fernanda Felisberto e enredo de Gabriel Melo.

Carolina Maria de Jesus
Carolina Maria de Jesus
Foto: Diário do Rio

Maria Gal abrirá o desfile e atravessará o sambódromo ao lado do presidente da escola, Fernando Horta, que estará caracterizado como Dr. Eurípedes Barsanulfo, médico espírita que profetizou que Carolina seria poetisa quando ela tinha apenas 4 anos.

“O convite para fazer parte do desfile começou através da Fernanda Felisberto, historiadora que contribui com a Unidos da Tijuca. Ela sabia que eu estava com o projeto do filme e me apresentou aos integrantes da escola, e foi amor à primeira vista”, contou Maria Gal.

Maria Gal viverá Carolina Maria de Jesus no cinema e no Carnaval
Maria Gal viverá Carolina Maria de Jesus no cinema e no Carnaval
Foto: Divulgação

No ano passado, ela já deu vida a Carolina Maria de Jesus para o filme que será lançado ainda em 2026. O longa não é uma cinebiografia; ele explora aspectos da vida da autora, entremeados por trechos de seus diários. A direção é de Jeferson De, com roteiro de Maíra Oliveira e produção de Clélia Bessa.

Gal comprou os direitos do livro ‘Quarto de despejo: Diário de uma Favelada’ em 2014 e decidiu produzir o filme em 2019. Muito antes, porém, em 2007, interpretou Carolina no teatro.

“Carolina não é só um papel, ela é uma força literária que atravessou séculos, fronteiras e desigualdades, escrevendo de um lugar de silêncio imposto e, mesmo assim, fazendo ecoar a própria voz para o mundo inteiro”, explica Gal.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade