PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Nova lei pode punir passageiro de carro com motorista bêbado

Em tramitação na Câmara dos Deputados, Projeto de Lei prevê punições para quem se omite ou incentiva um motorista a dirigir alcoolizado

13 jul 2022 - 05h55
Compartilhar
Exibir comentários
Atualmente, apenas o motorista alcoolizado é responsabilizado
Atualmente, apenas o motorista alcoolizado é responsabilizado
Foto: Reprodução/Internet

As leis para quem envolve o consumo de álcool e direção podem ficar mais rígidas em breve. Na última semana, começou a tramitar na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei (PL 1794/22) que também prevê a responsabilização e punição de passageiros que se omitirem ou incentivarem um motorista a dirigir sob efeito de álcool. As informações são do Jornal do Commercio, de Recife (PE).

Atualmente, apenas o próprio condutor do veículo pode ser responsabilizado por dirigir alcoolizado. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir um veículo nessas condições é um crime de trânsito, uma vez que coloca em risco a vida do próprio motorista, dos passageiros e de terceiros. Dentre as infrações penais mais comuns no trânsito, estão o homicídio culposo ou lesão corporal.

O PL 1794/22 é de autoria do deputado federal Vinicius Carvalho (Republicanos/SP). “Nossa intenção é também penalizar aquele ocupante que estimula o condutor a dirigir nessa situação. Isto porque concorreu para o cometimento do crime, como já determina a lei penal”, afirma. De acordo com o político, a medida teria como objetivo a diminuição dos acidentes de trânsito.

Em vigor desde 2008, Lei Seca prevê punições para quem dirigir sob efeito de álcool
Em vigor desde 2008, Lei Seca prevê punições para quem dirigir sob efeito de álcool
Foto: Reprodução/Internet

Para isso, a proposta prevê a aplicação das penas já previstas no Art.306 do CTB, que indicam que “os demais ocupantes do veículo que, por qualquer meio, incentivem o cometimento do crime ou não impeçam o condutor, quando podiam e deviam impedir o resultado, mediante omissão”. No entanto, o PL também inclui a responsabilidade de terceiros sobre o motorista alcoolizado.

“Por outro lado, também responsabilizamos aqueles que não podem se omitir em uma situação como essa; aquele, que, por exemplo, se comprometeu pela lucidez do condutor, ou aquele que comprou a bebida e a ofereceu”, completa Vinicius Carvalho. Agora, o PL será direcionado às Comissões de Viação e Transportes e Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.

Apesar disso, a proposta do deputado tem poucas chances de ser aprovada. Em 2017, o PLS 221/2017, de autoria do senador Cidinho Santos (PR-MT), foi apresentado no Senado. Sem ser aprovado, o projeto da época previa modificações no CTB para responsabilizar penalmente o passageiro em situação semelhante.

Dirigir sob efeito de álcool é crime de trânsito no Brasil
Dirigir sob efeito de álcool é crime de trânsito no Brasil
Foto: Detran MS / Divulgação
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade