Domínio da Starlink no espaço começa a mudar: outra empresa já obteve autorização para 4 mil satélites
FCC aprova o lançamento de 4.178 satélites pela Logos Negócio envolve principalmente clientes governamentais e corporativos
A Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos EUA autorizou a Logos Space Services a implantar até 4.178 satélites de banda larga em órbita baixa da Terra. Há alguns dias, também descobrimos que a Blue Origin, fundada por Jeff Bezos, entrou na corrida da internet via satélite para clientes corporativos com a aprovação de cerca de 5.408 satélites. A órbita terrestre inicia um novo período de competição, após um longo domínio da Starlink.
Por que isso importa?
A Starlink tem aproximadamente 9,6 mil satélites operacionais, de um total de quase 14 mil que orbitam a Terra atualmente, segundo dados da Agência Espacial Europeia. A recente aprovação dos satélites da Logos começa a abalar a hegemonia que a empresa de Elon Musk detinha até então. Como relata a Satnews, o órgão regulador dos EUA, sob a direção de Brendan Carr, adotou uma abordagem mais ágil para aprovar megaconstelações e manter a liderança espacial americana.
Quem está por trás disso?
A Logos Space Services foi fundada em 2023 por Milo Medin, ex-gerente de projetos da NASA e ex-vice-presidente de serviços sem fio do Google, juntamente com o veterano Rama Akella. Segundo a SpaceNews, a empresa, sediada em Redwood City (Califórnia), concluiu uma rodada de financiamento Série A de US$ 50 milhões no ano passado, liderada pela U.S. Innovative Technologies (USIT), o fundo de investimento do empresário Thomas Tull, que também investiu em empresas como Anduril e Stoke Space.
Plano de implantação
Como apontado, os satélites operarão ...
Matérias relacionadas
Escalar o Everest custa R$ 300 mil, mas fazer isso do seu sofá de casa é grátis