Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Duas chuvas de meteoro serão vistas nos céus do Brasil nesta semana

Alpha Capricornídeos e Delta Aquáridas iluminarão a noite e poderão ser apreciadas em todo o Brasil

29 jul 2025 - 13h25
(atualizado às 15h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Duas chuvas de meteoros, Alpha Capricornídeos e Delta Aquáridas, terão seu pico de visibilidade nesta semana e poderão ser apreciadas em todo o Brasil, com destaque para a madrugada longe da poluição luminosa.
Chuva de Meteoros Alpha Capricornídeos – a visualização mostra correntes de meteoroides orbitando o Sol.
Chuva de Meteoros Alpha Capricornídeos – a visualização mostra correntes de meteoroides orbitando o Sol.
Foto: Observatório Nacional via União Astronómica Internacional/Divulgação / Estadão

A última semana de julho guarda uma experiência incrível para os amantes de astronomia. Entre esta terça-feira, 29, e quinta-feira, 31, duas chuvas de meteoro poderão ser vistas com mais nitidez nos céus de todo o Brasil: Alpha Capricornídeos e Delta Aquáridas.

A primeira delas, a Alpha Capricornídeos, já acontece desde 3 de julho, mas viverá seu ápice nesta semana. Para vê-la, você precisa encontrar a Constelação de Capricórnio no céu e admirar a chuva, que deve registrar cerca de 5 meteoros por hora, segundo o Observatório Nacional.

Ela chama ainda mais atenção dos fãs devido aos seus aspectos de "bola de fogo brilhantes" cruzando o céu. 

O melhor horário para ver a Alpha Capricornídeos é após a meia-noite e antes do nascer do sol, quando o céu fica mais escuro e os outros astros se põem.

Marcelo de Cicco, cientista planetário e coordenador do projeto de pesquisas de meteoros Exoss em parceria com o Observatório Nacional, explica que, quanto mais longe da poluição luminosa das grandes cidades, mais fácil de apreciar os meteoros.

"Eles aparecerão no quadrante norte indo para leste. Com aplicativos gratuitos é possível encontrar a posição no céu. Entre 2h e 3h, terá a maior quantidade de meteoros possíveis", disse ao Terra.

Taxa maior

Já a Delta Aquáridas do Sul também tem seu pico nesta semana, mas com uma taxa de meteoros consideravelmente maior — 15 a 25 meteoros por hora.

Ela poderá ser vista próxima à Constelação de Aquário e tem as mesma características de observação.

Marcelo explica que os meteoros que serão vistos são corpos celestes pequenos que cruzam o espaço e atravessam a nossa atmosfera. Nesse momento, eles se incendeiam e causam uma cena comunmente chamada de "estrela cadente".

O que é uma chuva de meteoros?

Uma chuva de meteoros seria um conjunto de diversos desses corpos que caem na atmosfera em um determinado período. Na maior parte das vezes são fragmentos de um corpo maior — um cometa —, como é o caso das duas chuvas desta semana.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade