Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chuvas de meteoros poderão ser vistas esta semana; veja quando e como acompanhar

Eventos astronômicos terão o ápice das suas atividades nos últimos dias de julho

28 jul 2025 - 19h46
Compartilhar
Exibir comentários

Duas chuvas de meteoros, a Alpha Capricornídeos e a Delta Aquáridas, atingirão os seus picos de atividade nesta semana e poderão ser vistas, a olho nu, pelo público interessado em eventos astronômicos.

De acordo com o Observatório Nacional, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a chuva de meteoros Alpha Capricornídeos poderá ser observada igualmente bem em ambos os hemisférios.

Chuva de Meteoros Alpha Capricornídeos – a visualização mostra correntes de meteoroides orbitando o Sol.
Chuva de Meteoros Alpha Capricornídeos – a visualização mostra correntes de meteoroides orbitando o Sol.
Foto: Observatório Nacional via União Astronómica Internacional/Divulgação / Estadão

Ela deverá atingir o seu ápice na noite de quarta-feira, 30 de julho, e madrugada de quinta, 31, com uma taxa de cinco meteoros por hora - e a uma velocidade de 23 km/s.

A sugestão é começar a olhar para o céu em direção à Constelação de Capricórnio a partir da meia-noite e continuar observando até o amanhecer.

Conforme o Observatório, esta chuva em específico se torna mais notável por causa do "número de meteoros com aspectos de bolas de fogo brilhantes produzidas durante seu período de atividade".

Esta chuva teve início no início do mês, em 3 de julho, e deverá continuar até 15 de agosto, mas de forma menos intensa.

Já a chuva Delta Aquáridas do Sul terá seu pico na madrugada do dia 31 de julho, quinta-feira. Sua taxa de maior atividade já será mais movimentada, com cerca de 15 a 25 meteoros por hora no momento de pico.

O fenômeno começou no último dia 12 e continuará até 23 de agosto, e se origina do Cometa 96P/Machholz. A velocidade dos meteoros desta chuva será de 41 km/s. Para encontrá-la, o observador precisará olhar em direção à Constelação de Aquário.

Dicas de Observação

A sugestão para conseguir observar esses eventos astronômicos é estar em locais com céus escuros, longe da poluição luminosa das cidades.

"Olhe para qualquer lugar no céu, pois os meteoros podem aparecer em qualquer parte, mas focar nas constelações de Capricórnio e Aquário pode aumentar suas chances de observar essas maravilhas celestes", informa o Observatório Nacional.

O que são chuvas de meteoro?

Os meteoros são corpos celestes pequenos que viajam pelo espaço e que, ao penetrar na atmosfera terrestre, acabam pegando fogo (inteira ou parcialmente) devido a sua interação com a atmosfera e oxigênio

Por conta deste incêndio, o fenômeno cria uma luminosidade no céu e gera o que popularmente é chamado de "estrela cadente". E a chuva de meteoros ocorre quando diversos meteoros cruzam o céu noturno originando-se de um ponto em comum.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade