Marte brilhará logo abaixo da Lua nesta segunda em todo o Brasil
Planeta vizinho da Terra estará na posição ideal para que possamos vê-lo assim que o Sol se pôr
A noite desta segunda-feira, 28, reserva uma experiência ímpar para todos que resolverem olhar para o céu em qualquer lugar do Brasil. Logo abaixo da Lua, no seu lado direito, será possível enxergar o planeta Marte.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A astrônoma do Observatório Nacional/MCTI, Josina Nascimento, explica que, apesar de ser possível vê-lo, seu brilho vermelho será menos luminoso do que em outras ocasiões.
"Ele está bem fraquinho. Quase não conseguimos ver a cor dele, mas está lá. Quem estiver em uma cidade com menos poluição luminosa perceberá com mais facilidade. Marte estará bem ao lado da ponta da Lua", declarou.
E para observar, basta olhar para o céu, após o pôr do Sol, buscar pela Lua e Marte estará bem ao lado dela.
Vale lembrar que cada cidade tem um horário diferente em que o Sol se põe, então isso pode variar entre as 17h e 18h. Entretanto, Josina conta que mesmo com o pôr do Sol, ainda há cerca de 1h20 de luminosidade. Com isso, o melhor horário para ver Marte seria logo após, entre às 19h e às 20h, a depender da cidade.
O fato acontece raramente e está conectado diretamente com o movimento de translação da Terra e também de Marte. Para ser possível ver o Planeta Vermelho, ele deve estar em uma relação próxima com a da Terra e com iluminação propícia em relação ao Sol.
"Os planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno e Urano são visíveis a olho nu na Terra. Tudo varia de acordo com a posição deles em relação à Terra e também em relação ao Sol", explica Josina.