Google coloca dupla de robôs para jogar 'partida infinita' de tênis de mesa; saiba o motivo
Ideia da empresa é criar método de autoaprimoramento em duplas de robôs
Cientistas e programadores do Google Deepmind, uma sessão da empresa, criaram neste mês de julho uma "partida infinita" de tênis de mesa entre dois robôs. A iniciativa pretende desenvolver IAs capazes de evoluir continuamente.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A opção da "partida infinita" faz com que os robôs se desafiem continuamente. Quando um deles encontra uma estratégia melhor, o outro precisa se adaptar. Isso cria um ciclo em que ambos ficam cada vez mais habilidosos. Esse aprendizado pode ser usado em outras situações e aplicações dentro da robótica.
A escolha do tênis de mesa não foi por acaso. A modalidade foi usada como forma de enfrentar alguns dos maiores desafios da robótica atual. Em um espaço pequeno e com muita movimentação, o jogo exige que o robô combine várias habilidades complexas: percepção aguçada, controle preciso para acertar a bola com o ângulo e a velocidade certos, além de tomada de decisão rápida para vencer o adversário — que também é um robô.
"Estamos explorando paradigmas em que dois agentes robóticos, jogando um contra o outro, podem alcançar um maior grau de autoaperfeiçoamento autônomo, indo além de sistemas meramente pré-programados com modelos de fixos ou estritamente adaptativos, rumo a agentes que podem aprender uma ampla gama de habilidades no trabalho", diz o texto dos pesquisadores.
Com isso, essas inteligências ganham domínio para desenvolver e avaliar alguns algoritmos que lidam com interações em tempo real, além de uma física complexa e o desenvolvimento de estratégias adaptativas.
Os especialistas por trás do projeto explicam que métodos comuns de aprendizado costumam apresentar mais falhas e em casos que a opção é imitar alguém ou um comportamento humano, inúmeras demonstrações humanas são necessárias para pequenos avanços.