Durante muito tempo, pesquisadores acreditaram que a formação solar levou milhões de anos, mas novos dados mostram que tudo aconteceu rapidamente
Sistema Solar: comparado ao universo, é jovem, mas ao mesmo tempo, antigo Qual é a sua idade exata e como sabemos disso?
Imagine um tempo muito anterior ao nosso: onde o Sol, com todos os seus planetas, um dia encontraria seu lar, não há nada além de uma nuvem fria de gás e poeira com vários anos-luz de tamanho.
Nesse momento, cerca de 9,2 bilhões de anos se passaram desde o Big Bang - e, de acordo com as descobertas mais recentes, tudo aconteceu de repente, numa velocidade impressionante: a nuvem colapsa, um núcleo brilha no centro - o nosso Sol. Mas o verdadeiro espetáculo ocorre na matéria moldada pela gravidade e pelo calor, da qual nós, supostamente, emergiremos um dia.
Isso é revelado pelos menores fragmentos, grãos de metal pesado, que reescrevem a história do nosso sistema solar. Explicamos como sabemos disso e por que eles expõem todas as estimativas anteriores como falsas - nosso planeta estava realmente com pressa.
Na nuvem havia... Nós
Qual a idade do sistema solar? A resposta reside em minúsculas impurezas dentro de inclusões ricas em cálcio e alumínio chamadas CAIs (Inclusões de Alumínio-Cálcio). Elas são os materiais sólidos mais antigos do sistema solar e marcam seu nascimento com relativa precisão, há 4,57 bilhões de anos.
Elas também contêm molibdênio, um metal pesado introduzido na matéria por processos que ocorreram há muito mais tempo, como supernovas, das quais tudo o que conhecemos é composto.
Nas CAIs, temos minúsculas gotículas resistentes ao calor (de micrômetros a centímetros de tamanho) - e elas nos dizem muito. Sua estrutura exata revela não apenas o momento em que a ...
Matérias relacionadas
Salvar a camada de ozônio teve um preço: uma chuva química invisível agora cai sobre todo o planeta