Contagem regressiva: por que a NASA quer que o planeta esteja atento em 2 de março?
Missão tripulada à Lua foi adiada por causa de um vazamento de combustível
Nada de meteoro ou perigo iminente: 2 de março é a data prevista para a primeira missão tripulada à Lua, depois de mais de 50 anos do lançamento da Apollo 17. A NASA vai enviar quatro astronautas para uma viagem de 10 dias ao redor do satélite natural. E você pode acompanhar tudo ao vivo.
Vazamento adia missão lunar para o próximo mês
De ínicio, a janela de lançamentos da missão Artemis II era prevista para 6 de fevereiro. A data foi primeiro adiada para o dia 8 por conta das condições climáticas e ventos que passam pela Flórida atualmente.
Entretanto, nesta terça-feira (3), a agência espacial dos Estados Unidos comunicou o adiamento oficial da missão tripulada. Agora, a janela de lançamentos tem data prevista apenas para o ínicio do mês de março.
O atraso na partida da primeira missão à lua em mais de cinco décadas aconteceu por conta de um vazamento de hidrogênio (um dos principais combustíveis para impulsionar o foguete).
A falha foi detectada cerca de 5 minutos antes dos motores serem acionados em um dos testes mais importantes para o lançamento do foguete - o "wet dress rehearsal", que simula exatamente o que acontece no dia lançamento oficial.
Onde assistir ao lançamento da missão Artemis II?
Você pode acompanhar tudo ao vivo no canal oficial da NASA no YouTube. A nova janela de lançamentos está prevista para o dia 2 de março. Nesse evento histórico, quatro astronautas vão ser enviados para a Lua em uma jornada de 10 dias até ponto mais distante já alcançado por humanos.
...
Matérias relacionadas
Cientistas brasileiros descobrem vidro cósmico criado por um impacto no Brasil há 6 milhões de anos
Ciência comprova: além de tirar a fome, Ozempic muda os hábitos de compra no supermercado
Do eclipse à chuva de meteoros: 6 eventos astronômicos que você não pode perder em 2026