Camila Pitanga revela que personagem tem câncer terminal em Dona de Mim; conheça o tipo

Atriz faz alerta às mulheres: 'Não esperem adoecer para se cuidar'

28 abr 2025 - 13h06
(atualizado às 13h13)
Camila Pitanga interpreta Ellen  em 'Dona de Mim'
Camila Pitanga interpreta Ellen em 'Dona de Mim'
Foto: Manoella Mello/Globo

Depois do sucesso da Lola, de "Beleza Fatal", Camila Pitanga estreia em "Dona de Mim", nova novela das sete da Globo, nesta segunda-feira, 28. Na trama, ela interpreta Ellen, uma mulher enfrentando uma doença terminal que a leva a confiar sua filha, Sofia, aos cuidados de seu ex-patrão Abel (Tony Ramos), empresário que lhe deve favores e que registra a menina como sua.

"Depois de todo o sucesso de 'Beleza Fatal', voltar à Globo com uma personagem tão instigante é como estar numa montanha-russa, dá um frio na barriga e traz muitas emoções", compartilhou a atriz.

Publicidade

Camila descreveu sua nova personagem como cativante e desafiadora, bem diferente da marcante Lola. "Quem está acostumado a me ver produzida, verá algo completamente diferente. Ellen é uma mulher serena, que enfrenta uma situação muito difícil, mas que inspira pela coragem em suas decisões, nos fazendo refletir", analisou.

Embora a novela não revele explicitamente a natureza da doença de Ellen, Camila buscou essa informação para compreender profundamente suas dores e emoções.

"Era importante para mim saber o que era, e descobri que é câncer de colo de útero. Apesar de não mencionarmos isso diretamente na trama, a novela mostrará que ela está em um momento crítico de luta pela vida".

Para construir a aparência debilitada de Ellen, a atriz ressaltou o papel importante da caracterizadora Deise Teixeira. "Foi fundamental, um trabalho de composição, mesmo que eu não tenha tido tanto tempo para alcançar essa caracterização completa. A maquiagem fez um trabalho excelente. Afinal, a doença se manifesta de maneira única em cada pessoa, algumas incham, outras não. A relação com o câncer é individual".

'Não esperem adoecer para se cuidar'

A atriz aproveitou a oportunidade para alertar sobre a importância dos exames preventivos para as mulheres. "É muito importante lembrar a mulherada de fazer a prevenção, ir no ginecologista uma vez por ano, fazer o preventivo. Não esperem adoecer para se cuidar", diz. 

Publicidade

"Cuidar da saúde é como regar uma planta, é se observar em um trabalho contínuo de prevenção. Infelizmente, muitas mulheres não têm sucesso no tratamento porque descobrem a doença quando já está em um estágio avançado", complementou.

Ela também destacou a disponibilidade da vacina HPV nos postos de saúde. "Viva o SUS, que a oferece a partir dos 13 anos. Com a vacina, as chances de desenvolver câncer diminuem significativamente. Embora não abordemos isso diretamente na novela, ao conhecer o trabalho do INCA, pude aprender mais sobre essa luta".

Como parte de sua preparação para o papel, Camila conversou com médicas, psicólogas e pacientes. "Isso foi determinante para entender o estado físico e emocional da personagem. Compreender a força da fé também dialoga muito com a novela, porque, em momentos críticos, além dos protocolos de saúde e medicamentos, o apoio familiar e a fé são essenciais. Quatro mulheres generosas que conversaram comigo enfatizaram que a fé é o grande norte, o eixo de cura".

Por fim. Pitanga revelou que acaba absorvendo parte do drama de sua personagem. "Mesmo sabendo racionalmente que é ficção, a gente se entrega, entrega nosso corpo e sensibilidade a estados emocionais que nos afetam. Não voltamos para casa ilesos, aquilo ainda se manifesta em nós".

Publicidade
Simples Conteúdo
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se