Pesquisadores japoneses, liderados pelo médico Takanori Takebe, desenvolveram uma técnica experimental de "respiração anal", chamada ventilação enteral, que pode salvar vidas ao tratar insuficiências respiratórias, inspirada na respiração de um peixe e já testada em animais e humanos.
Pesquisadores japoneses desenvolveram uma técnica de "respiração anal" que pode salvar vidas. O método, chamado de ventilação enteral, bombeia um líquido rico em oxigênio para dentro do intestino, órgão que conta com veias para absorver tudo e jogar na corrente sanguínea.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O médico e pesquisador Takanori Takebe é o autor principal do estudo. Segundo a Deutsche Welle, ele desenvolveu a técnica inspirado pela respiração de um peixe chamado dojô e a partir de sua especialização em gastroenterologia.
Takebe estudou o método primeiro com ratos e, depois com porcos, mostrando que os animais podem absorver oxigênio através do reto. A técnica rendeu o prêmio IgNobel, em 2024, que homenageia descobertas científicas, médicas e tecnológicas inusitadas. Depois disso, ele trabalhou a pesquisa em humanos.
Ao todo, 27 homens participaram da primeira etapa do teste e conseguiram segurar o fluido por uma hora sem absorver o líquido em si nem sofrer efeitos adversos graves. Essa primeira fase foi realizada para checar a segurança do método.
O próximo passo é testar o mesmo líquido, mas agora rico em oxigênio, para verificar se será absorvido pelo corpo humano. Se isso funcionar, a técnica pode ser uma solução para tratar insuficiências respiratórias.