Hoje, 20 de janeiro, é celebrado o Dia do Queijo, um dos alimentos favoritos dos brasileiros, principalmente dos moradores de Minas Gerais. Para muitos, o ingrediente está sempre presente no prato. Já outras pessoas, que buscam emagrecer ou controlar o cardápio para preservar o corpo, costumam evitá-lo. Especialistas, no entanto, não recomendam o corte total da comida e, sim sua inclusão na dieta de forma saudável.
"Nenhum queijo é 'vilão', mas saber qual escolher e em qual quantidade faz toda a diferença na sua estratégia nutricional", esclareceu a nutricionista Nauriana Sampaio, em seu perfil do Instagram.
Dicas para adicionar queijo ao cardápio
Segundo a profissional, o ingrediente, dependendo do tipo, contém diferentes nutrientes, como proteínas, minerais, especialmente o cálcio, e vitaminas. Por isso, quando consumido com equilíbrio e de acordo com as necessidades de cada pessoa, pode auxiliar no bom funcionamento do organismo, atuando sobre a flora intestinal e o metabolismo. O queijo cottage, por exemplo, é leve e proteico, apesar de apresentar níveis mais altos de lactose.
Ela cita também a muçarela, que contribui para a saúde óssea. O alimento popular, contudo, se enquadra entre os queijos amarelos. Para o Ministério da Saúde, a nutricionista Mariana Claudino explica que esse tipo contém maior quantidade de gordura saturada, colesterol e sódio. Além disso, o consumo frequente pode elevar o risco de problemas cardiovasculares. A muçarela, assim como o cheddar e o catupiry, também integra o grupo de queijos processados, associados a processos inflamatórios e ao ganho de peso, em razão da presença de corantes e conservantes.
A recomendação, portanto, é priorizar opções in natura e queijos mais brancos. "Geralmente, quanto mais brancos, mais saudáveis e menos gordurosos os queijos são, por conterem maior quantidade de cálcio e de proteína. O queijo cottage, a ricota, o queijo minas e a muçarela de búfala são bons exemplos. Eles têm menos corantes, são ricos em proteína e pobres em gorduras", ressaltou.
Ainda assim, mesmo os alimentos considerados saudáveis devem ser ingeridos com moderação. Especialistas indicam restringir o consumo a cerca de 30 gramas por dia. Ademais, é importante considerar a forma de ingestão: evite substituir refeições por queijo e prefira utilizá-lo como complemento, por exemplo, na finalização de massas ou em sanduíches.