Rússia reivindica controle de 1ª vila no centro-leste da Ucrânia

Exército de Putin anunciou avanço na região de Dnipropetrovsk

7 jul 2025 - 11h47
(atualizado às 13h41)

O governo russo anunciou nesta segunda-feira (7) que seu Exército tomou o controle de um vilarejo na região de Dnipropetrovsk, no centro-leste da Ucrânia, em um avanço inédito nesta parte do território do país.

Operação foi realizada em apenas um dia
Operação foi realizada em apenas um dia
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Segundo o Ministério da Defesa de Moscou, em apenas um dia, as tropas de Vladimir Putin conquistaram a localidade de Dachne, em Dnipropetrovsk, e outro assentamento na região de Sumy, a vila Bezsalivka. Dnipropetrovsk está localizada a oeste da região de Donetsk e não faz parte das quatro reivindicadas pela Rússia (Lugansk, Zaporizhzhia, Kherson e a própria Donetsk).

Publicidade

No comunicado, o Exército russo enfatiza que suas tropas continuam avançando na região, "expulsando o inimigo das áreas povoadas e de suas fortificações" e "fazendo soldados ucranianos de prisioneiros".

A entrada das forças russas nesta região ucraniana representaria um revés simbólico para as tropas de Zelensky, que lutam com dificuldades devido à falta de soldados e de armamento.

A ofensiva ocorre pouco depois de o Exército da Ucrânia ter divulgado que seus soldados conseguiram impedir um ataque russo em uma área próxima a Dachne.

Desde o início da invasão à Ucrânia, em fevereiro de 2022, a Rússia exige que o governo de Zelensky ceda quatro regiões, além da Crimeia anexada em 2014, e que desista do processo de adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). No entanto as condições são consideradas inaceitáveis por Kiev, que pressiona pela retirada das tropas russas de seu território.  

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se