No Vaticano, Papa abraça peregrinos enfermos a caminho de Lourdes

9 nov 2013 - 12h39
(atualizado às 12h42)

O papa Francisco cumprimentou e abraçou neste sábado por mais de uma hora todos os peregrinos enfermos que lotaram a Sala Paulo VI, no Vaticano, muitos deles em cadeira de rodas.

Publicidade

O pontífice se reuniu com milhares de membros, voluntários e colaboradores da Unitalsi, associação italiana criada há 110 anos para o transporte de doentes a Lourdes (e outros santuários marianos, como o de Fátima), por ocasião do 110º aniversário de fundação da entidade.

Após seu discurso, o papa desceu do palanque e foi em direção à multidão, exigindo muito trabalho dos serviços de segurança do Vaticano.

Francisco percorreu cada fila da gigantesca Sala Paulo VI e cumprimentou um por um todos os enfermos, que o beijaram e abraçaram - alguns com força. O papa também orou pela saúde de todos. Muitos lhe entregaram cartas, mostraram fotos, lhe presentearam com livros fizeram confidências.

Um menino de 8 anos lhe deu um solidéu branco que o pontífice colocou na cabeça e, em troca, lhe deu o seu próprio. Em seu discurso, o papa disse aos enfermos que não se sintam envergonhados, já que são "um tesouro precioso para a Igreja", e que não se considerem apenas alvo de solidariedade e de caridade, mas sim parte de pleno direito da ação apostólica.

Publicidade

"A vossa presença, silenciosa mas mais eloquente do que tantas palavras, a vossa oração, a oferta quotidiana dos vossos sofrimentos em união com os de Jesus crucificado para a salvação do mundo, a aceitação paciente e também jubilosa da vossa condição, são um recurso espiritual, um património para cada comunidade cristã. Não vos envergonheis de ser um tesouro precioso da Igreja", concluiu.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se