As fabricantes de carros alemãs são mais reservadas em relação aos veículos elétricos. Na política, isso se reflete, entre outras coisas, pela carta do chanceler Friedrich Merz à Comissão Europeia e por suas consequências: novos motores a combustão provavelmente continuarão sendo permitidos na União Europeia mesmo após 2035.
A tradicional Jaguar, por outro lado, seguiu um caminho completamente diferente e, nesse processo, interrompeu totalmente a produção de veículos novos em 2024.
Noventa anos após o primeiro modelo Jaguar, o SS Jaguar 100, a Jaguar se encontra agora diante de um futuro totalmente elétrico, começando pelo Jaguar Type 00.
Queda nas vendas e planos ambiciosos
Com a paralisação da produção, as vendas da Jaguar em 2025 despencaram significativamente — em alguns casos, até impressionantes 97%. Até mesmo o site alemão atualmente leva apenas a uma busca de carros usados.
Mas trata-se de uma queda planejada, que marca a transição da empresa para uma frota totalmente elétrica. Ela começa com o mencionado Jaguar Type 00, sob o lema Copy nothing (Não copie nada).
Ele se trata, inicialmente, apenas de uma visão de design e não de um modelo de produção homologado, como afirma a Jaguar. Ou seja, o carro ainda não passou por processos oficiais de teste e aprovação.
Mas, para a Jaguar, isso marca mesmo assim o início de uma nova era. Segundo a marca, o Type 00 adota uma linguagem de design completamente nova, que também permite um olhar para o futuro. É uma declaração do que...
Matérias relacionadas
70 anos atrás, o mundo conheceu quatro motos que mudaram a história; todas eram japonesas
Porsche perde 99% dos seus lucros: "É uma crise enorme", mas é temporária, segundo CEO
No Reino Unido, os carros elétricos não tinham imposto sobre combustível; agora, vão ter