A terceira geração do Volkswagen Tiguan acaba de ter o passaporte carimbado para o Brasil. Durante seu encontro de fim de ano com a imprensa, a montadora alemã confirmou a chegada do SUV para 2026 no mercado brasileiro. Produzido no México sobre a plataforma MQB Evo, o novo Tiguan já é vendido em outros países, como a Argentina e os EUA.
Design mais sofisticado e moderno
O novo Tiguan adota o estilo global da Volkswagen, com algumas diferenças de design em relação ao modelo europeu. Basicamente, ele é um Tayron encurtado, com leves mudanças na dianteira, lateral e traseira. O entre-eixos também é maior do que o do Tiguan europeu (2,79 m contra 2,67 m), mas a plataforma é a mesma MQB Evo.
A versão R-Line se diferencia pelo visual esportivo, com rodas de 19” (contra 18” do Tiguan Life) e logotipos iluminados. Os faróis full-LED passam a contar com a tecnologia IQ.Light e as lanternas em LED contam com setas dinâmicas.
Interior tecnológico e mais refinado
No interior, o novo Tiguan tem painel digital de 10,25”, central multimídia de até 15" com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, ar-condicionado de 3 zonas, volante aquecido, bancos com revestimento em couro sintético, park assist, chave presencial, freio de estacionamento eletrônico, seis airbags, pacote ADAS completo, iluminação ambiente, teto panorâmico, entre outros itens. Por outro lado, o modelo perdeu a opção de sete lugares como no SUV vendido no Brasil atualmente.
Motor e desempenho
Na Argentina e no México, todas as versões do novo Tiguan utilizam motor 1.4 TSI de 150 cv e 250 Nm, aliado ao câmbio DSG de 7 marchas e tração dianteira. Nos EUA, o SUV conta com um motor 2.0 TSI de 204 cv e câmbio automático de oito marchas, com opções de tração dianteira ou integral nas quatro rodas.
Atualmente, o Tiguan AllSpace vendido no Brasil (ainda da geração anterior) conta apenas a versão R-Line, que é equipada com o motor 2.0 turbo de 186 cv e traz um câmbio automático de oito marchas. Fica a expectativa para saber qual será a motorização do futuro SUV no Brasil.
Todos os novos Volkswagen feitos na América do Sul serão híbridos
Além da confirmação do novo Tiguan, a Volkswagen também reforçou que todos os novos veículos desenvolvidos e produzidos pela marca na América do Sul lançados a partir de 2026 contarão com versões eletrificadas. A novidade já havia sido anunciada no fim de outubro, e a estratégia contempla tecnologias híbridas leves, híbridos convencionais e híbridos plug-in. O primeiro híbrido flex da marca será produzido na fábrica Anchieta com a plataforma MQB 37.