Toyota GR GT é carro de corrida com autorização para andar nas ruas

Com motor V8 de 650 cv e velocidade máxima de 320 km/h esportivo estreia em 2027

10 dez 2025 - 19h24

Esportivos criados pelos donos ou dirigentes de seus fabricantes costumam fazer sucesso, é o caso do VW Fusca, idealizado por Ferdinand Porsche ou mesmo o Porsche 911 (o 901) criado pelo seu neto Ferdinand Alexander Porsche em 1959. O Toyota GR GT tem uma história parecida, pois contou com a supervisão direta de Akio Toyoda, presidente e piloto mestre da marca.

Idealizado com o objetivo de competir com o Mercedes-AMG GT e disputar a categoria GT3, o bólido é o primeiro carro totalmente projetado pela divisão Toyota Gazoo Racing.

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Toyota GR GT
Toyota GR GT
Foto: Divulgação/Toyota / Estadão

Akio Toyoda deu o comando de projetar primeiramente a versão exclusiva para as pistas, a GR GT3, para só depois criar a opção 'civil', o GR GT, que tem habilitação para rodar nas ruas. E essa diretriz explica o porquê do design típico de carro de corrida mesmo para o GR GT.

Ele é construído em torno de uma estrutura exclusiva de alumínio e também utiliza peças de plástico reforçado com fibra de carbono em toda a carroceria. A Toyota não confirmou todas as especificações do carro, mas afirmou que ele pesará 1.750 kg e terá uma distribuição de peso entre a dianteira e a traseira de 45:55.

Toyota GR GT
Foto: Divulgação/Toyota / Estadão

A suspensão é composta por molas helicoidais com braços duplos triangulares em todas as rodas. Já os freios são a disco de carbono-cerâmica, ventilados e perfurados.

O esportivo com autorização para rodar nas ruas possui 4,82 metros de comprimento, 2 m de largura, 1,19 m de altura e 2,72 m de distância entre eixos. São boas dimensões, mas a decisão de dispensar spoilers proeminentes e enaltecer linhas mais fluidas traz a sensação que ele é menor. O perfil baixo com um capô enorme e faróis agressivos também contribuem para essa sensação.

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Toyota GR GT
Foto: Divulgação/Toyota / Estadão

Se algum minimalismo impera na carroceria do GR GT, o GT3 é inversamente proporcional pois abusa de itens aerodinâmicos avantajados como spoiler dianteiro, arcos de roda inclinadas e uma enorme asa traseira (com o intuito de reduzir o arrasto aerodinâmico significativamente).

Toyota GR GT3
Foto: Divulgação/Toyota / Estadão

Enquanto o GT traz duas saídas duplas emolduradas pelo para-choque traseiro, o GT3 apresenta as saídas únicas uma de cada lado das saias laterais, um recurso bem diferenciado.

Toyota GR GT3
Foto: Divulgação/Toyota / Estadão

O interior do GR GT privilegia o motorista para que o mesmo se sinta o mais próximo possível na direção de um esportivo para as pistas. A central multimídia foi deslocada e posicionada mais perto do condutor para priorizar a ergonomia, todos os outros controles são físicos.

Toyota GR GT
Foto: Divulgação/Toyota / Estadão

A tradição também foi levada a sério no momento da escolha do motor, um 4.0 V8 biturbo combinado com um propulsor elétrico que devem render mais de 650 cv, a Toyota não revelou a potência exata, que é transmitida diretamente para o eixo traseiro.

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Toyota GR GT
Foto: Divulgação/Toyota / Estadão

É um rendimento que salta aos olhos tendo em vista que se trata de um esportivo extremamente leve com 1.750 kg e essa combinação o leva a uma velocidade máxima de 320 km/h, segundo dados do fabricante.

Os preços ainda não foram divulgados, pois os primeiros exemplares só começam a chegar a partir de 2027.

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