Saiba como preservar a bateria do carro elétrico no dia a dia

Hábitos simples de recarga e uso ajudam a prolongar a vida útil da bateria e a proteger o valor do veículo elétrico

3 fev 2026 - 16h21
Eletroposto de carga rápida da Volvo Car Brasil em Avaré (SP)
Eletroposto de carga rápida da Volvo Car Brasil em Avaré (SP)
Foto: Volvo/Divulgação

A bateria é o componente mais caro e estratégico de um carro elétrico. Ela pode representar até 40% do valor total do veículo e, não por acaso, concentra boa parte das dúvidas de quem já comprou ou ainda avalia entrar no universo da mobilidade elétrica. E mesmo num carro elétrico é preciso ter bons hábitos de uso.

Estudos internacionais indicam que a degradação média das baterias gira em torno de 2,3% ao ano, mas esse índice pode variar bastante conforme a rotina de recarga, a exposição ao calor e o padrão de utilização do veículo. Com base na experiência prática em assistência especializada para veículos elétricos, a startup brasileira E-Forth passou algumas dicas para o Guia do Carro.

Publicidade

Carregamento rápido pede moderação

Carregadores ultrarrápidos são aliados importantes em viagens ou situações de emergência, mas o uso frequente pode acelerar o desgaste da bateria. Isso acontece porque esse tipo de recarga gera maior estresse térmico no sistema.

“O carregamento rápido não deve fazer parte da rotina diária. Quando o motorista adota uma recarga mais equilibrada, ele preserva a bateria e protege o valor do veículo”, explica Ricardo Ceruli, CEO e cofundador da E-Forth.

Sempre que possível, a recomendação é priorizar carregamentos mais lentos, especialmente em casa ou no trabalho, reservando a recarga rápida para situações pontuais.

Evitar os extremos faz diferença

Manter a bateria constantemente em 0% ou carregada até 100% no uso cotidiano também contribui para a degradação precoce. A faixa intermediária é considerada a mais saudável para o sistema.

Publicidade

“Evitar descargas completas e cargas totais, mantendo a bateria geralmente entre 20% e 80%, ajuda a preservar a química das células e reduz o desgaste ao longo do tempo”, afirma Ceruli.

Esse cuidado simples pode ter impacto direto na durabilidade da bateria e na autonomia real ao longo dos anos.

Calor acelera o envelhecimento

Altas temperaturas afetam diretamente o desempenho e a vida útil das baterias de carros elétricos. Por isso, práticas básicas ajudam a minimizar danos, especialmente em cidades mais quentes.

“Estacionar à sombra, em locais cobertos, e utilizar o sistema de pré-condicionamento térmico do veículo são medidas importantes para manter a bateria em condições ideais, mesmo em dias de calor intenso”, orienta o executivo.

Além de preservar o sistema elétrico, essas práticas contribuem para uma operação mais eficiente do veículo como um todo. “Quando o consumidor aprende a cuidar da bateria, o carro elétrico deixa de ser uma aposta e passa a ser um investimento consciente”, observa Ceruli.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se