A próxima geração do Hyundai Creta foi flagrada em testes pela primeira vez na Coreia do Sul e já deu as primeiras pistas de como será o futuro do SUV. Conhecido internamente pelo código SX3, o novo Hyundai Creta ficará maior e mais refinado para conviver com o Hyundai Bayon, novo SUV compacto que vai substituir o sedã HB20S. Ele deve chegar ao mercado global até 2027.
Terceira geração do Creta pode ser unificada ao Kona
O lançamento internacional deve ocorrer pouco tempo após a reestilização do SUV Creta no Brasil. Até por isso, a nova geração deve demorar mais para chegar por aqui, possivelmente em 2028. No entanto, trata-se de uma mudança completa no Creta, que deve inclusive trocar de plataforma.
Junto com a nova base, também virão dimensões maiores com ganho em espaço interno. Assim como o próximo HB20 será unificado com o i20 vendido em mercados globais, o novo Creta e o próximo Kona devem se tornar um só modelo, de acordo com informações dos amigos da revista Autoesporte.
No entanto, os nomes atuais devem ser mantidos dependendo do mercado, com leves diferenças visuais, de acabamento interno e na lista de equipamentos de acordo com cada país. O design do novo Hyundai Creta deve ser inspirado no conceito Crater, que foi apresentado no ano passado. Ele terá linhas mais retas e com pegada mais minimalista.
Motores conhecidos e versão híbrida leve
Na parte mecânica, o novo Hyundai Creta deve manter os atuais motores 1.0 turbo flex de 120 cv e o 1.6 turbo – que em breve também se tornará flex – de 193 cv. No entanto, eles devem ganhar o auxílio de um sistema híbrido leve MHEV de 48V, já utilizado pelos modelos Kia Stonic e K3, associado ao motor 1.0 turbo. Assim como no modelo atual, o novo Creta também deve manter o câmbio sempre automático ou automatizado de dupla embreagem.
Novo Hyundai Creta dará origem ao sucessor do Chevrolet Tracker
O novo Hyundai Creta também deve servir de base para o sucessor do Chevrolet Tracker. Isso porque as duas marcas vão desenvolver em conjunto quatro novos modelos para a América Latina. Apesar de dividirem plataforma e soluções mecânicas, cada carro terá identidade visual própria e ajustes específicos de engenharia definidos por Hyundai e Chevrolet.