Taxas dos DIs caem em sessão de ajustes após disparada na véspera por laços de Flávio com Vorcaro

14 mai 2026 - 16h51

As taxas dos DIs fecharam a quinta-feira em baixa em uma sessão de ajustes após a disparada da véspera, quando reportagem ligou o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ao ex-dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, que está preso.

Ainda que em segundo plano, os rendimentos dos Treasuries também cederam nesta quinta-feira, corroborando a queda das taxas futuras no Brasil. 

Publicidade

No fim da tarde, a ⁠taxa do Depósito Interfinanceiro para janeiro de 2028 estava em 13,98%, em baixa de 8 pontos-base ‌ante o ajuste de 14,06% da sessão anterior. Na ponta longa da curva a termo, a taxa do DI para janeiro de 2035 estava em 14,1%, com recuo de 6 ‌pontos-base ante o ajuste de 14,158%.  

Na quarta-feira, uma reportagem ‌do site The Intercept Brasil afirmou que Flávio teria negociado com Vorcaro R$134 milhões ⁠para bancar um filme sobre a vida de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado por tentativa de golpe de Estado.

Flávio Bolsonaro negou ter cometido qualquer irregularidade em sua relação com Vorcaro, alegando ter buscado recursos privados para um filme sobre a história do pai, sem oferecer qualquer vantagem em troca. Procurada, a defesa de Vorcaro não quis comentar a reportagem do ‌Intercept.

Vorcaro está no centro do escândalo da liquidação do Master, acusado de cometer fraudes bilionárias. Ele ‌negocia atualmente uma proposta de ⁠delação premiada que pode ⁠atingir parlamentares e outras autoridades.

Publicidade

Pela manhã, em nova fase da operação Compliance Zero, a Polícia Federal prendeu ⁠Henrique Vorcaro, pai de Daniel. Mas, após a disparada ‌da véspera, a sessão desta ‌quinta-feira foi de ajustes de baixa.

"O grande fator (para a baixa das taxas dos DIs) é o ajuste", comentou durante a tarde Felipe Tavares, economista-chefe da BGC Liquidez. "Tivemos ainda um leilão pequeno de títulos hoje, o que ajuda o mercado a poder se acomodar", ⁠acrescentou.

Em seu leilão semanal de títulos prefixados, o Tesouro vendeu pela manhã 325 mil Letras do Tesouro Nacional (LTNs) e 306 mil Notas do Tesouro Nacional - Série F (NTN-Fs). Na quinta-feira passada, haviam sido negociados 8,5 milhões de LTNs e 4,5 milhões de NTN-Fs. 

Na prática, a venda de menos títulos nesta sessão favoreceu taxas mais ‌baixas, inclusive no mercado de DIs.

Ainda que as taxas tenham cedido ao longo da curva a termo, o movimento esteve longe de compensar a disparada da véspera, em meio à ⁠percepção de que a ligação com Vorcaro enfraquece as chances eleitorais de Flávio Bolsonaro -- atualmente, o principal adversário do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa pelo Planalto.

Publicidade

"O mercado tem uma certeza hoje de que o governo Lula não tem o compromisso fiscal necessário, considerando a situação do endividamento, da composição da dívida pública. E como Flávio se tornou nas pesquisas o grande favorito, (a ligação com Vorcaro) mexe nessas probabilidades de ele ser eleito", pontuou Tavares. 

No exterior, os rendimentos dos Treasuries cediam neste fim de tarde, com os investidores atentos ao noticiário geopolítico.

Em Pequim, o presidente dos EUA, Donald Trump, discutiu a guerra contra o Irã com o presidente da China, Xi Jinping, enquanto novos ataques a embarcações foram registrados perto do Estreito de Ormuz.

Às 16h31, o rendimento do Treasury de dez anos --referência global para decisões de investimento-- caía 1 ponto-base, a 4,467%.

(Edição de Pedro Fonseca)

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações