O índice acionário japonês Nikkei interrompeu uma sequência de quatro dias de perdas nesta quarta-feira com o salto nas ações de empresas envolvidas no compromisso do país de investir US$550 bilhões em projetos nos Estados Unidos.
O Nikkei subiu 1,02%, fechando em 57.143,84 pontos.
O governo do presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na terça-feira três projetos avaliados em US$36 bilhões a serem financiados pelo Japão, uma instalação de exportação de petróleo no Texas, uma fábrica de diamantes industriais na Geórgia e uma usina de energia a gás natural em Ohio.
Os projetos são os primeiros sob o compromisso de investimento do Japão nos EUA como parte de um acordo comercial que reduziu as tarifas sobre as importações japonesas para 15%.
O ministro do Comércio do Japão, Ryohei Akazawa, disse que empresas como Mitsubishi Electric e fabricantes de cerâmica Noritake e Asahi Diamond estão interessadas nos projetos.
A Mitsubishi Electric subiu 2,89%, enquanto a Noritake saltou 6% e a Asahi Diamond teve alta de 9%.
"O projeto seria um dos primeiros planos da primeira-ministra Sanae Takaichi para trazer crescimento ao Japão", disse Hiroyuki Ueno, estrategista-chefe da Sumitomo Mitsui Trust Asset Management.
Os mercados da China, Hong Kong, Cingapura, Taiwan e Coreia do Sul estão entre os mercados fechados devido aos feriados do Ano Novo Lunar.