Cipollone não tem indícios de que presidente do BCE planeja renunciar antecipadamente

18 fev 2026 - 09h00

O membro do Conselho Executivo do Banco Central Europeu Piero Cipollone afirmou nesta quarta-feira que não tem "nenhuma ⁠notícia" sobre a renúncia ‌da presidente do BCE, Christine Lagarde, antes do ‌fim do seu ‌mandato.

O Financial Times ⁠noticiou nesta quarta-feira que Lagarde planeja deixar o cargo mais cedo, antes das eleições presidenciais francesas do ‌próximo ano, para dar ‌ao atual ⁠líder ⁠francês, Emmanuel Macron, influência na escolha ⁠de ‌seu sucessor.

Publicidade

O ‌mandato de Lagarde termina em outubro de 2027, mas alguns temem que ⁠a extrema direita possa vencer a corrida presidencial francesa na primavera de 2027, ‌complicando a seleção do novo chefe da principal instituição financeira ⁠da Europa.

No final de uma reunião da associação bancária italiana, ABI, em Roma, Cipollone acrescentou que Lagarde está "no controle total do banco central e sempre nos orientando com a força e a energia necessárias".

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações