Na próxima segunda-feira, 16, e na terça-feira, 17, o funcionamento de estabelecimentos públicos e privados serão alterados em razão do ponto facultativo de carnaval. Veja o que abre e fecha nos dois dias de folia em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Salvador.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O que abre e fecha no carnaval?
São Paulo
- Supermercados: Os supermercados e sacolões possuem horários variados. Vale conferir antes de ir, mas alguns fecham na terça-feira.
- Lojas (25 de Março): As lojas na região da Rua 25 de Março em São Paulo abrem normalmente na segunda e operam com horários especiais na terça, com algumas lojas abrindo, com funcionamento reduzido.
- Metrô: Operação será ininterrupta na segunda-feira, 16, para atender os foliões. Ônibus gratuitos partirão das estações Tietê e Barra Funda para o Sambódromo do Anhembi.
- Transporte (Rodízio): O rodízio municipal de veículos estará suspenso para carros na segunda (16), terça (17) e quarta-feira (18).
- Bolsa de Valores: Nos dias 16 e 17 não haverá negociação para os mercados de renda variável, que inclui ações, fundos imobiliários, ETFs, BDRs, derivativos, renda fixa privada e ETF de renda fixa, entre outros.
- Shoppings e lojas: Os shoppings e lojas funcionarão em horário especial nos dias de folia.
Rio de Janeiro
- Ônibus: Durante os dias de desfile, haverá reforço na operação dos serviços noturnos de ônibus que atendem a região do Sambódromo, com linhas integradas ao Terminal Gentileza, ampliando as opções de deslocamento para o público.
- Metrô: O metrô funcionará 24 horas durante os dias de carnaval. As composições vão circular sem interrupção a partir das 5h e vão até meia-noite de quarta-feira.
- Detran: Não haverá expediente nas unidades do Detran entre os dias 13 e 18 de fevereiro, devido ao feriado de Carnaval e ao ponto facultativo decretado pelo Governo do Estado.
Salvador
- Shoppings: Os shoppings e demais centros comerciais de Salvador e da região metropolitana funcionam em horário especial. Vão funcionar segunda e terça das 10h às 20h.
- Autarquias municipais e estaduais: O atendimento será suspenso, com retomada parcial no dia 18.
- Transporte (Metrô): Quem depende do metrô para curtir o carnaval de Salvador pode ficar mais tranquilo para usar o transporte público. O sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas funcionará 24 horas durante todos os sete dias de folia.
Serviços nacionais
- Hospitais Públicos: As emergências funcionam normalmente no Carnaval, em esquema de plantão.
- Correios: As agências abrem das 8h ao meio-dia na terça-feira, 24. Na quarta de Natal, não funcionam.
- Bancos: Os bancos seguirão o calendário da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), portanto o atendimento será suspenso na segunda e terça retoma na quarta,18, a partir das 12h.
Fonte: Portal Terra