Tenho 66 anos e acabei de perceber que nunca entrei em um cômodo e pensei no que eu queria dele. Só penso no que o cômodo quer de mim. E há décadas venho chamando isso de habilidades sociais
Gretchen expõe comportamento que a psicologia explica sobre a diferença entre bondade e vontade de agradar aos outros
Vivemos em uma cultura que valoriza e até recompensa a capacidade de ajustar o próprio comportamento para agradar aos outros.
Esse conjunto de atitudes costuma ser visto como sinal de inteligência emocional, que se referem em ser um bom ouvinte e alguém agradável. Mas tome cuidado, pois essa habilidade deixa de ser virtude e passa a ser um risco silencioso.
Quando levada ao extremo, essa postura pode se transformar em um mecanismo de apagamento. A pessoa entra em todas as 'salas' da vida com a mesma pergunta: o que os outros precisam? Como posso ajudar? E esquece de fazer a mais importante: o que eu quero desta interação?
É aí que entra a diferença entre bondade e necessidade de agradar começa a se confundir. A verdadeira bondade nasce de um eu que escolhe dar. Já a necessidade de agradar vem de um eu que acredita não ter valor suficiente se não estiver oferecendo algo o tempo todo. Por fora, parece gentileza, e por dentro, muitas vezes, é vazio.
Essa reflexão dialoga com o pensamento de Carl Rogers, um dos principais nomes da psicologia humanista, que defendia a importância da autenticidade nas relações.
Para ele, só há conexão real quando a pessoa consegue ser quem é, sem máscaras: "Quando alguém realmente te ouve, sem te julgar, sem tentar te moldar, a sensação é incrivelmente boa". Mas há um detalhe importante: para ser ouvido de verdade, primeiro é preciso existir de verdade.
Outro olhar interessante vem do filósofo Søren Kierkegaard, que refletia sobre a perda do 'eu' na te...
Matérias relacionadas
Halle Berry, 60 anos: 'Nunca quis ficar musculosa, eu só queria me manter saudável'
Comentários
As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.