PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mesmo 2h de desidratação já afeta seu cérebro e corpo

1 ago 2018 - 07h11
Compartilhar
Exibir comentários

Um novo estudo descobriu que a desidratação não apenas prejudica as pessoas fisicamente. Também pode levar ao declínio cognitivo. De acordo com o recente estudo do Instituto de Tecnologia da Geórgia, em Atlanta, apenas algumas horas de atividade vigorosa no calor sem beber líquidos ou comer podem afetar muito a concentração. Pesquisadores descobriram que pessoas desidratadas que fazem exames que exigem atenção a detalhes ou testes que eram monótonos foram as mais afetadas. Funções como resolução de problemas complexos, coordenação e atenção foram as que mais sofreram, enquanto atividades envolvendo reações rápidas não foram afetadas. As tarefas mais simples de tempo de reação foram menos impactadas, mesmo quando a desidratação piorou, mas as tarefas que exigem atenção foram bastante impactadas.

Alguns dos primeiros sinais de desidratação incluem estar com sede, sentir-se tonto, desenvolver náuseas e dores de cabeça. Quando alguém começa a desenvolver cãibras por calor, pode ser um indicador precoce dos efeitos progressivos da desidratação. Em casos extremos, quando a desidratação não é evitada ou efetivamente tratada em casa, muitas pessoas acabam tendo que ir ao pronto-socorro. As pessoas idosas têm maior risco de desidratação devido à capacidade prejudicada de sentir sede, combinada com uma capacidade reduzida de concentrar a urina, perdendo mais fluido. Por outro lado, crianças mais jovens e bebês correm maior risco, pois possuem menor peso corporal total e maior concentração de água. Eles também entregam eletrólitos e água mais rapidamente, então eles perdem água mais rapidamente que os adultos.

Embora a manutenção da hidratação seja importante, isso deve ser feito com alguma precaução. Beber muita água pode diluir o corpo. Isso pode levar a hiponatremia, ou baixo teor de sódio e sal no sangue. Em casos extremos, isso pode levar ao inchaço do cérebro e até convulsões. Hidratar e comer adequadamente são duas coisas simples que alguém pode fazer para evitar a desidratação. Embora seja bom permanecer ativo, é melhor se exercitar antes de o sol nascer e depois que o sol se põe. Ao fazer isso, usar roupas de cores claras e usar um chapéu também pode evitar a perda excessiva de calor.

Referência

https://www.healthline.com/health-news/2-hours-dehydration-can-affect-body-and-brain?slot_pos=article_3&utm_source=Sailthru%20Email&utm_medium=Email&utm_campaign=daily&utm_content=2018-07-27

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade