PUBLICIDADE

Quanto tempo devo esperar para escovar os dentes depois de comer?

Dentista alerta que escovação imediata após as refeições pode prejudicar a saúde dos dentes; veja quanto tempo você deve esperar

15 mai 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Escovar os dentes deve ser feito no mínimo duas vezes por dia, com o fio dental sendo usado antes e o enxaguante bucal uma vez por dia também antes da escovação.
Foto: iStock

Escovar os dentes pode parecer um hábito simples e até mesmo intuitivo em relação aos cuidados básicos com a higiene diária. E os brasileiros levam esse hábito muito a sério. Desde que nossos primeiros dentes surgem, nossos responsáveis nos ensinam a importância de realizar uma boa higiene bucal. Mas será que a escovação comum é suficiente para garantir isso? 

A American Dental Association (ADA) recomenda escovar os dentes ao menos duas vezes por dia, reservando dois minutos para cada escovação. Além disso, a Associação indica que se realize a escovação antes do café da manhã e 30 a 60 minutos após as refeições.

Precisa escovar os dentes assim que acorda?

Em conversa com o Terra Você, a dentista da IGM Odontopediatria, Ilana Marques, explica que escovar os dentes em jejum é opcional, principalmente se a sua última escovação do dia tiver sido bem feita. 

“Algumas pessoas sentem essa necessidade pois podem ter um hálito um pouco mais forte, já outras pessoas não sentem desta forma”, diz a profissional.

E após as refeições?

Quanto à escovação após o café da manhã, a dentista destaca que ela é essencial e não substitui a feita antes da primeira refeição do dia. Se tiver que escolher alguma, escolha após o café da manhã. 

Pode escovar os dentes logo depois de comer?

A dentista conta que o ideal é esperar ao menos 10 minutos após uma refeição para escovar os dentes. Esse tempo é suficiente para que haja um restabelecimento do PH básico ou neutro da boca, evitando que a escova dental esfregue ácido nos dentes.

“Se o alimento consumido não for ácido, não há necessidade de esperar, por exemplo no caso de queijos e castanhas. Esperar demais pode fazer com que a placa bacteriana fique mais aderida, demandando um maior tempo para uma limpeza adequada”, destaca a especialista.

Fio dental e enxaguante bucal antes ou depois de escovar?

Quanto ao uso de fio dental e enxaguante bucal, aliados na higiene completa da boca, a dentista lembra que o fio deve ser utilizado preferencialmente antes de toda escovação, pois desta forma, as regiões que ele removeu placa, receberão mais facilmente a pasta de dentes com flúor e se beneficiaram ficando mais resistentes. O enxaguante bucal também deve ser utilizado antes, porém apenas uma vez ao dia. 

Quantas vezes por dia você deve escovar os dentes? Quantas vezes por dia você deve escovar os dentes?

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade