PUBLICIDADE

Chá para combater dor de estômago: nutricionista revela os melhores

Chás, alimentos saudáveis e bons hábitos alimentares colaboraram nessa meta

23 mai 2024 - 15h06
Compartilhar
Exibir comentários

Já ouviu falar em chá para combater dor de estômago? Muitas pessoas costumam se queixar de dores repentinas na região. Aí surgem os chás salvadores. Mas, em meio a isso, é preciso ter cuidados, afinal, a ingestão depende do organismo de cada pessoa.

Chá para combater dor de estômago
Chá para combater dor de estômago
Foto: Shutterstock / Sport Life

Chá para combater dor de estômago

"Existem vários chás que podem ajudar a aliviar a dor de estômago devido às suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias. No entanto, é importante ressaltar que cada pessoa pode reagir de maneira diferente aos remédios naturais. E se a dor persistir ou piorar, é aconselhável procurar orientação médica", explicou a nutricionista do Hospital Edmundo Vasconcelos Ariane Braz.

Entre os chás indicados para as dores de estômago está o chá de hortelã. Para aliviar espasmos musculares no trato gastrointestinal e a promover a digestão. O chá de camomila, com propriedades anti-inflamatórias e relaxantes musculares. De gengibre, com intuito de aliviar náuseas e reduzir a inflamação no estômago. Chá de erva-doce para relaxar os músculos do trato digestivo. Chá de boldo, voltado para alívio de desconfortos estomacais. E de alcaçuz, que pode acalmar o revestimento do estômago.

A especialista detalhou na sequência que o consumo diário dos chás pode ser seguro para muitas pessoas, e, especialmente, quando usados como parte de uma dieta equilibrada.

"É importante ter em mente que cada pessoa é única e que as reações individuais podem variar. O recomendado é o consumo moderado para a maioria das ervas. É preciso não exagerar na quantidade, pois algumas substâncias presentes nas plantas podem ter efeitos colaterais em grandes quantidades", declarou.

Como são esses efeitos?

Esses efeitos podem se dar em relação a algumas condições de saúde específicas, exemplos: alergia a uma planta específica, condições gastrointestinais, refluxo ácido ou síndrome do intestino irritável, já que algumas plantas podem agravar essas condições, problemas hepáticos; ervas que podem interagir com medicamentos, que reduzem ou aumentam os efeitos; e problemas renais em caso de chás com substâncias que impactam os rins.

As grávidas e lactantes lidam com cuidados especiais. "Elas devem ter precauções especiais ao considerar o consumo de chás de ervas, incluindo aqueles para dores na barriga. Algumas ervas podem ter efeitos que afetam a gravidez, a amamentação ou o desenvolvimento do feto então é preciso ter moderação. Esses são os casos dos chás de camomila, hortelã-pimenta e gengibre, por exemplo", ressaltou a nutricionista.

Quais são as outras opções para combater dor no estômago?

Além dos chás, outros alimentos aliviam os sintomas das dores de estômago, como a banana, arroz branco, biscoitos água e sal, torradas, maçã, sopa de legumes, frango cozido ou grelhado e iogurte natural. É bom evitar frituras e alimentos gordurosos, pimenta, bebidas e alimentos com cafeína e álcool.

"Lembre-se de que essas estratégias podem ser úteis para desconfortos leves e temporários, mas se a dor persistir ou for grave, é importante procurar orientação médica, especialmente se os sintomas forem acompanhados por outros sinais", finalizou Ariane Braz.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade