Esta é a maneira correta de cortar as folhas de manjericão para cozinhar sem danificar a planta
Fresca e delicada, a erva exige cortes e cuidados específicos para crescer bem e manter o sabor intenso nas receitas
As plantas aromáticas são fundamentais na cozinha, especialmente para realçar o sabor e o aroma dos pratos sem recorrer a sal ou gordura. As opções são muitas — e, embora a culinária europeia não seja exatamente a referência nesse quesito, a variedade é quase infinita.
Quando falamos das nossas aromáticas preferidas, ervas como alecrim, tomilho, orégano, hortelã e a própria manjericão — tema deste texto — geralmente se destacam. Há alternativas, claro.
É impossível não lembrar do estragão, do endro, da alcaravia, da cebolinha, do coentro, da menta e até da segurelha, ainda que nem sempre as utilizemos com tanta frequência. De qualquer forma, seja qual for a rotina de uso, um ponto é indiscutível: o sabor muda completamente quando a erva é usada fresca ou seca.
Por isso, chega a soar estranho usar manjericão seco para temperar receitas. Para um italiano, isso seria quase um sacrilégio — e não sem motivo. O aroma e o sabor do manjericão fresco são incomparáveis, como fica evidente em um bom pesto.
É justamente aí que surge um bom argumento para manter um vasinho de manjericão em casa. Ainda mais porque, nos supermercados e feiras, a erva costuma ser vendida já cortada, com uma durabilidade tão curta quanto o aroma é intenso.
Mas não basta apenas ter uma planta de manjericão por perto: é importante saber como colher suas folhas sem prejudicar a planta, que costuma ser sensível quando cultivada em vasos.
...
Veja também
Manjericão: tipos, 11 benefícios e como plantar em casa (contém receitas!)
Esta é a maneira correta de cortar as folhas de manjericão para cozinhar sem danificar a planta
É assim que você pode cultivar um limoeiro para obter frutas cítricas o ano todo
O que significa quando as pontas das folhas da sua planta secam?