Como manter a energia e hidratação durante o Carnaval
Especialistas sugerem eletrólitos e vitaminas como aliados para sustentar o ritmo da folia
Especialistas dão dicas essenciais para uma hidratação estratégica
Já é Carnaval! A maratona de blocos, festas e desfiles está prestes a começar em todo o Brasil, onde esperam-se mais de 53 milhões de foliões em 2026. Entre longos dias de folia, exposição prolongada ao sol e ao calor, e o consumo maior de bebidas alcoólicas, o Carnaval impõe um desafio extra ao corpo: manter equilibrados os níveis de hidratação.
Isso porque o aumento do gasto energético e dos níveis de transpiração no corpo, comum nessa época do ano, potencializa os riscos de desidratação e desequilíbrio de fluidos. Entre os sintomas, destacam-se a sensação de mal-estar, náusea, dor de cabeça e tontura.
"Durante o Carnaval, o corpo trabalha no modo "maratona": são horas em pé, dançando, com suor excessivo, calor e pausas irregulares para alimentação e hidratação. Nesse cenário, só beber água pode não ser suficiente, levando em consideração a perda de sais como sódio e potássio, os chamados eletrólitos, que impactam diretamente na disposição e no funcionamento do organismo" explica o nutricionista esportivo Marco Jafet.
4 dicas essenciais para manter a hidratação
Pensando nisso, o especialista separou quatro dicas essenciais para que os foliões mantenham o equilíbrio hídrico e a disposição ao longo de todo o Carnaval.
1 - Não espere a sede aparecer: priorize a hidratação antes, durante e depois da folia
Estabelecer uma rotina adequada de reposição de líquidos é fundamental para influenciar a disposição e bem-estar antes, manter a energia em alta durante e acelerar a recuperação após as festas.
2 - Inclua nutrientes que promovem hidratação.
Eletrólitos e carboidratos são aliados para manter o organismo em equilíbrio. Sempre que o corpo está em movimento, são eles os responsáveis por garantir que tudo funcione adequadamente. Para acompanhar o ritmo intenso do Carnaval, aposte em soluções práticas, como suplementos em pó, que são fáceis de carregar. E, ao serem misturados com água, ajudam a repor energia, eletrólitos e vitaminas de forma rápida e conveniente.
3 - Se ingerir bebidas alcoólicas faça com moderação e combinando com hidratação adequada
Com efeito diurético, o álcool acelera a produção de urina e, como consequência, a liberação de água e sais minerais que controlam os níveis de hidratação do corpo. Para evitar os efeitos da desidratação e ajudar na disposição, intercale com água e suplemento de carboidratos e eletrólitos. Consumo consciente unido à hidratação inteligente.
4 - Previna-se da desidratação: evitá-la é melhor do que tratá-la
Perder 1 a 2% da hidratação já reduz nossa performance, quando perdemos 5% da massa corporal nosso rendimento cai em cerca de 30%. Por isso, faça da hidratação uma prioridade e aposte em soluções práticas que contribuem para a ingestão de líquidos ao longo do dia. Em todo caso, fique de olho na urina. A coloração amarela escura pode ser um sinal de perda hídrica acentuada.
"Para garantir um Carnaval mais divertido e saudável, sem comprometer a retomada pós-folia, tenha uma estratégia eficiente de hidrataçãoUm suplemento que combina água, eletrólitos e vitaminas contribui para uma reposição mais completa, ajudando o corpo a manter o equilíbrio durante essa maratona", comenta Evelyn Aguiar, Coordenadora Sênior de R&D no Brasil para Liquid I.V.