Sete cafeterias brasileiras estão entre as melhores da América do Sul; veja quais são
O Brasil teve sete cafeterias reconhecidas entre as melhores da América do Sul, segundo a primeira edição regional do ranking “The World’s 100 Best Coffee Shops”, divulgada no sábado (25). A lista celebra casas que se destacam pela qualidade dos grãos, atendimento e ambiente — e as brasileiras brilharam em todos esses quesitos.
A Cupping Café, de São Paulo, foi a mais bem colocada entre as representantes nacionais, conquistando o 8º lugar. A casa é conhecida por seu cuidado com a torrefação e pelo ambiente acolhedor, características que já haviam rendido visibilidade internacional: em fevereiro, ela foi a única brasileira a aparecer no ranking global, ocupando a 92ª posição.
Em seguida, vem a carioca Coffee Five, no 20º lugar, especializada em cafés especiais de origem brasileira. As cafeterias do país que também aparecem na lista são: Kofi & Co (61º) e KOF – King of the Fork (66º), ambas de São Paulo; além das cariocas Mato Café (64º), Cafe Ao Leu (67º) e Lucca Cafés Especiais (69º). O topo da lista ficou com a colombiana Tropicalia Coffee, eleita a melhor cafeteria da América do Sul.
O processo de seleção do ranking envolve três etapas: indicações feitas pelo público e por especialistas, uma votação online aberta e, por fim, a avaliação técnica de um comitê. A classificação final é definida por uma média ponderada, em que cerca de 70% da nota vem dos especialistas e 30% do público.