Café sem açúcar ajuda a emagrecer? Especialistas respondem
Consumido diariamente por milhões de pessoas no Brasil, o café é mais do que um hábito: é parte da rotina alimentar, seja em casa, no trabalho ou após o almoço na rua. A versão sem açúcar vem ganhando espaço entre quem busca reduzir medidas. Mas afinal, a bebida pura ajuda no emagrecimento?
"O café, sozinho, não emagrece ninguém. Mas quando usado de forma inteligente dentro de um plano alimentar, pode ser um aliado leve, acessível e funcional". explica a Dra. Tassiane Alvarenga Endocrinologista e Metabologista pela SBEM.
Por ser uma bebida praticamente sem calorias e conter cafeína, ele pode:
• Aumentar discretamente o gasto energético,
• Diminuir o apetite momentaneamente,
• Melhorar o desempenho físico e o foco — o que pode favorecer a prática de atividade física.
Mas a médica faz um alerta: "Café não substitui refeição. Não deve ser usado como inibidor de apetite ou estratégia para 'pular o jantar'. Não é porque é natural que está isento de efeito colateral", diz.
Em excesso, o café pode causar insônia, ansiedade, taquicardia e, em algumas pessoas, até desconforto gástrico.
"Gosto muito de trabalhar com estratégias nutricionais que tenham respaldo. Café e canela podem fazer parte disso, mas precisam ser usados com consciência. O que emagrece não é uma bebida. É um estilo de vida, ciência, equilíbrio e constância", completa.
A nutricionista Vanessa Furstenberger diz que café sem açúcar pode auxiliar indiretamente no emagrecimento, pois serve como termogênico, acelerando um pouco o metabolismo e promovendo um leve aumento no gasto calórico.
"Melhorando a performance nos treinos, o que aumenta o gasto calórico da sessão. No entanto, para que o café ajude de forma consistente no emagrecimento, ele deve estar dentro de um contexto de dieta e estilo de vida adequados. Evite combiná-lo com açúcar, leite condensado, chantilly ou acompanhamentos calóricos", conclui.