Arara-canindé ganha prótese após ter pata amputada em cirurgia no Tocantins
Grupo do Centro de Fauna do Tocantins (Cefau) e do Hospital Veterinário da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) realizaram o procedimento
Especialistas do Cefau e da Ulbra realizaram a amputação de uma pata de uma arara-canindé e implantaram uma prótese, garantindo cuidados intensivos e adaptação do animal resgatado.
Uma arara-canindé recebeu uma prótese adaptada após ter uma das patas amputada. A cirurgia foi realizada com o apoio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em Palmas, capital do Tocantins.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O procedimento contou com a equipe do Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), em parceria com médicos-veterinários e técnicos do Hospital Veterinário da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), e ocorreu na última terça-feira, 19.
"Antes da intervenção, a arara passou por avaliação clínica que identificou déficit de propriocepção (dificuldade em perceber a posição e o movimento do corpo) e atrofia muscular severa no membro afetado", diz o comunicado da Naturatins.
A arara foi resgatada na semana anterior por membros do Cefau enquanto faziam monitoramentos na região e perceberam dificuldades de locomoção e sinais de automutilação no membro pélvico esquerdo.
O diagnóstico foi confirmado por radiografia. A paciente permanece sob cuidados intensivos da equipe de veterinários, recebendo acompanhamento para adaptação à nova prótese. Após a recuperação, ela será destinada para a unidade do Cefau.