PUBLICIDADE

Xbox chega aos 17 anos: confira 10 curiosidades sobre ele

O console da Microsoft mostra que teve uma trajetória muito curiosa. E reunimos 10 curiosidades sobre essa história.

10 ago 2018 - 14h17
Compartilhar
Exibir comentários

Um dos videogames mais icônicos do mundo dos jogos eletrônicos completa em novembro próximo 17 anos de vida. O Xbox foi lançado oficialmente em 15 de novembro de 2001 e era a grande investida da Microsoft no mundo dos games. Quem acompanhou o lançamento do videogame deve se lembrar da expectativa que ele gerou em toda a comunidade, afinal ele era o primeiro lançado por uma empresa norte-americana desde o fim do Atari Jaguar, de 1993.

O Xbox competia diretamente com o PlayStation 2 e o Game Cube, da Nintendo. Apesar de não ter chegado nem perto das 150 milhões de unidades vendidas pelo console da Sony, o Xbox marcou a sexta geração de videogames por estar à frente de seu tempo. O aparelho definiu tendências ao vir com um HD interno, foco no multiplayer online e jogos matadores.

Protótipo em forma de X parecia saído de um seriado sci-fi dos anos 1970
Protótipo em forma de X parecia saído de um seriado sci-fi dos anos 1970
Foto: Reprodução / Canal Digital

Mais importante do que isso: o Xbox foi o estopim para uma disputa tecnológica entre Sony e Microsoft que dura até os dias de hoje, pois a plataforma era sensivelmente mais poderosa do que a dos seus rivais, o que contribuiu para versões de jogos multiplataformas rodando melhor no Xbox do que no PS2.

Relembre este “live commercial” da época:

1. FORMATO EM X

A primeira vez que qualquer pessoa deu uma olhada no Xbox não foi o modelo que todos conhecemos, mas sim um grande X prateado com uma esfera verde no centro. A empresa até chegou a apresentar este modelo em 2000, mas a extravagância fez com que muitos torcessem o nariz para o design. Não demorou para a sanidade tomar conta dos engenheiros da Microsoft, de modo que a empresa remodelou sua caixa para um modelo de consoles mais convencional. Ainda assim, o grande X permaneceu cravado na carcaça da plataforma.

Este foi o controle original do Xbox
Este foi o controle original do Xbox
Foto: Reprodução / Canal Digital

2. CONTROLE GIGANTE

O Xbox era um aparelho bastante “robusto”, para sermos gentis. Mas o tamanho da plataforma podia ser justificado pelo seu interior (um sistema complexo e bastante poderoso para a época). O que não justificava era o tamanho do controle que acompanhava o pacote, visto que a Microsoft já era uma proeminente fabricante de controles para PCs. A insatisfação com o controle do console foi tanta que a empresa de Redmond não teve outra escolha a não ser remodelá-lo do zero. Daí surgiu o controle S, que faria parte do bundle a partir dali.

3. APARELHO GIGANTE

As piadas sobre o tamanho do hardware eram tantas que diariamente as redações de revistas de games eram atulhadas de reclamações e desenhos depreciando o aparelho. Não ajudou o fato de que os DVDs ainda não eram tão populares em 2001, ou seja, muitos comparavam o sistema com aqueles videocassetes desajustados que ocupavam quase a totalidade da sala de estar. Foram dias cruéis para o Xbox ― e olha que naqueles tempos nem existiam memes e a internet era artigo para poucos!

O mascote Voodoo Vince voltou à ativa em 2017:

4. EMPLACANDO MASCOTES

A Nintendo tinha o Mario, a Sega tinha o Sonic, a Sony contava com o Crash, a Capcom tinha o Mega Man, a Hudson tinha o Bomberman, a Namco tinha o Pacman. Todas tinham suas próprias mascotes. Para os executivos da Microsoft não havia outra forma de lançar um videogame sem um mascote facilmente reconhecível por todas as pessoas. Deste modo, a Microsoft tentou emplacar diversos mascotes nos primeiros anos de vida do Xbox: Blinx, Voodoo Vince, Conker e até uma mulher com um “X” tatuado no abdômen são alguns exemplos dessas tentativas. Todos eles falharam em ser o rosto do Xbox, exceto Master Chief, que ficou tão associado ao console que é inimaginável o Xbox sem Halo.

5. COMPRA DA RARE

Nos idos da geração 32/64-bit, não existia uma produtora de jogos melhor do que a Rare. Era como se eles fossem a Naughty Dog dos dias atuais, ou seja, qualquer coisa que eles colocassem a mão virava ouro. Vários dos clássicos do Nintendo 64 foram criações da produtora britânica, como Banjo-Kazooie, Golden Eye e Perfect Dark. A Microsoft teve olho e carteira grandes o bastante para comprar o estúdio em 2002 pela bagatela de US$ 375 milhões. O investimento parecia justificado para garantir bons jogos e alavancar as vendas do Xbox, mas a prática se mostrou bem diferente da teoria. Grabbed by the Ghoulies, o primeiro jogo da Rare para o novo console, foi um fiasco comercial.

Halo original: um tremendo impulso ao  Xbox
Halo original: um tremendo impulso ao Xbox
Foto: Microsoft / Divulgação

6. FPS EM CONSOLES DE MESA

É bem verdade que muito antes do Xbox ver a luz do dia já existiam FPS em consoles de mesa bem sucedidos, como Golden Eye, Project Dark Zero, Quake e Doom. Mas foi a partir de Halo que as coisas começaram a ficar sérias. A ideia de utilizar um analógico para movimentar-se e outro para a mira começou com Halo, assim como combates veículares em jogos de FPS. Além disso, Halo trouxe melhorias gráficas e de inteligência artificial de uma maneira jamais vista. A trama também era bastante envolvente e trazia ficção científica espacial em um universo tão rico quanto Star Wars. Não por menos, a franquia foi expandida através de quadrinhos, livros e animações. Halo marcou a história do Xbox não apenas por ser um grande jogo, mas também por elevar o nível da indústria de jogos eletrônicos.

7. REDE ONLINE DEDICADA

Um dos trunfos do Xbox foi a porta de rede integrada no console em vez do tradicional modem para internet discada. Esta foi uma aposta certeira da Microsoft para o futuro online dos consoles. Um ano após a chegada do videogame ao mercado, chegou a Xbox Live, o serviço de assinatura que permitia jogar online com os amigos de qualquer redor do mundo. Tudo bem que o Dreamcast já permitia jogatina online, mas o Xbox foi o primeiro console dedicado a banda larga e com um serviço competente. A ideia deu tão certo que a Sony demoraria muitos anos para conseguir criar uma comunidade online tão competente quanto a Xbox Live.

Xbox original completa 17  anos
Xbox original completa 17 anos
Foto: Reprodução / Canal Digital

8. HD INTERNO

Outro grande trunfo do Xbox foi a inserção de um HD interno para salvar dados de jogos e outros dados. Hoje parece pouco, mas os 10 GB de disco rígido eram suficientes para os usuários. O HD mostrou-se tão bacana que a Microsoft criou imediatamente a Xbox Live Arcade, onde os usuários poderiam baixar jogos menores e salvá-los no HD. O serviço tornou-se tendência e foi ampliado no Xbox 360. A única dúvida que ficamos é: se o Xbox já tinha HD interno, qual o objetivo de lançar cartões de memória para o Xbox?

9. FRACASSO NO JAPÃO

Se há um grande motivo para entristecer os chefões da Microsoft foi que a plataforma nunca foi bem-sucedida no Japão, um mercado considerado primordial para qualquer empresa que lançasse um novo console. Desde seu lançamento, o console conseguiu vender apenas dois milhões de unidades no mercado nipônico e nenhum jogo realmente relevante para o público japonês. Os motivos para o fraco desempenho são diversos: era uma empresa americana em território japonês, a letra X é associada à morte na cultura japonesa e havia poucos RPGs. Seja como for, aqui no Ocidente, a Microsoft conseguiu algo mais importante do que vendas expressivas, que é a criação de uma marca e o respeito dos consumidores.

Steel Battalion transformava seu Xbox em um painel para robôs gigantes
Steel Battalion transformava seu Xbox em um painel para robôs gigantes
Foto: Reprodução / Canal Digital

10. ACESSÓRIOS XBOX

O Xbox recebeu diversos acessórios em sua curta história e alguns foram bem interessantes, enquanto outros eram irrelevantes. O consumidor mais dedicado podia encontrar controles para a função DVD, memory cards, adaptador para o controle Dual Shock, tela portátil, adaptador wi-fi, adaptadores para mouse e teclado, o action replay (uma espécie de game shark), entre outros. Nosso favorito não podia ser outro senão o controle especial de Steel Battalion, que transformava seu Xbox em um painel pronto para controlar robôs gigantes. Sim, era muito caro.

Digital
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade