PUBLICIDADE

O que é a síndrome de Havana?

26 ago 2021 - 12h11
(atualizado em 18/10/2021 às 11h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Diplomatas dos EUA em vários países relataram nos últimos anos sintomas como vertigem, enxaqueca e falta de equilíbrio. Primeiros casos ocorreram na capital de Cuba. Origem ainda é um mistério.Novos casos da chamada síndrome de Havana ocorreram na embaixada dos Estados Unidos em Bogotá. A informação foi divulgada pelo jornal The Wall Street Journal e depois confirmada pelo presidente da Colômbia, Iván Duque. Ele disse estar ciente da situação, mas acrescentou que a investigação é de responsabilida das autoridades dos Estados Unidos, pois os afetados trabalham na embaixada.

Em ao menos cinco famílias que têm ligações com o órgão em Bogotá haveria casos de sintomas da misteriosa síndrome. A embaixada na capital colombiana é uma das maiores dos Estados Unidos. Além de diplomatas, trabalham nela agentes dos serviços secretos e da agência anti-drogas DEA.

Em agosto deste ano, possíveis casos da síndrome da Havana também foram identificados em Hanói, no Vietnã. A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, deveria voar de Cingapura para o Vietnã para uma reunião com o presidente Nguyen Xuan Phuc na tarde do dia 24, mas a decolagem foi adiada por mais de três horas depois que sua equipe foi informada de dois possíveis casos na capital vietnamita.

Um comunicado da embaixada dos EUA em Hanói não falou de síndrome de Havana, mas de um "evento de saúde anormal". É um termo pouco usual que os diplomatas costumam usar quando falam da síndrome, que afetou centenas de autoridades americanas nos últimos anos. Mas do que ela se trata exatamente?

Primeiros casos foram em Cuba

A síndrome misteriosa apareceu pela primeira vez em 2016. Naquele ano, dezenas de casos foram detectados entre diplomatas americanos e canadenses e parentes deles na capital cubana. Os afetados sofriam de sonolência, fadiga, enxaqueca, problemas auditivos e visuais. Alguns perderam permanentemente a audição.

Desde os incidentes em Cuba, os sintomas são repetidamente relatados por diplomatas e funcionários da inteligência dos EUA e já foram registrados em países como Rússia, China, Áustria e, mais recentemente, em Berlim. Entre os sintomas relatos estão náuseas, tonturas, fortes dores de cabeça, dores de ouvido e fadiga, e alguns afetados não conseguiam sequer trabalhar, escreveu o jornal The Wall Street Journal.

Há notícias também de agentes americanos com a misteriosa síndrome em outros países europeus, segundo o jornal. Alguns dos que sofreram com sintomas eram encarregados de temas como a exportação de gás, segurança cibernética ou interferência política.

Sintomas aparecem repentinamente

Os sintomas aparecem muito de repente. Uma pessoa afetada em Moscou em 2017, por exemplo, sentiu algo pela primeira vez enquanto estava deitada na cama à noite, como relatado pela revista GQ. Devido ao enjoo, primeiro pensou que se tratasse de intoxicação alimentar, mas depois se sentiu tão tonta que caiu quando tentou chegar ao banheiro.

Parecia "que eu ia vomitar e desmaiar ao mesmo tempo", disse o funcionário da CIA à revista. Tudo isso o pegou completamente desprevenido. Ao contrário de alguns cidadãos americanos na embaixada em Havana em 2016, por exemplo, ele diz não ter ouvido nenhum som agudo.

Especialistas do Centro de Lesões Cerebrais da Universidade da Pensilvânia estudaram alguns dos cidadãos americanos que foram afetados em Cuba e publicaram um estudo no Journal of the American Medical Association em 2018. Nele, os pesquisadores escreveram que os pacientes estavam gravemente debilitados em seu equilíbrio e nas habilidades cognitivas, motoras e sensoriais - sintomas parecidos com os de quem sofreu uma concussão severa.

Mas, ao contrário das concussões, os sintomas não desapareciam: no máximo, diminuíam de vez em quando, apenas para retornar com força concentrada.

As possíveis causas investigadas

A coordenadora de inteligência dos EUA Avril Haines disse recentemente que as autoridades continuam inseguras sobre o que está causando os "eventos de saúde anormais". Mas as possibilidades investigadas são muitas.

Uma delas foi manifestada por especialistas da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, em dezembro de 2020: eles suspeitam que a exposição direta àradiação de micro-ondas foi a provável causa do que ficou conhecido como síndrome de Havana.

O estudo não cita uma fonte de energia e não afirma categoricamente que ela foi fruto de um ataque deliberado, embora não o descarte. Mas destaca que pesquisas anteriores sobre os efeitos de ondas de radiofrequência pulsadas foram realizadas na antiga União Soviética.

Outros pesquisadores chegam a cogitar que armas de micro-ondas estariam sendo usadas especificamente contra diplomatas, funcionários dos serviços secretos e suas famílias. Tais armas, que utilizam radiação de alta frequência, já foram desenvolvidas.

Esta explicação, segundo os pesquisadores, é mais provável do que outras causas anteriormente consideradas, tais como doenças tropicais, uso de pesticidas ou problemas psicológicos.

As micro-ondas operam na faixa de 1 a 300 gigahertz. O forno micro-ondas que muitos têm em casa aquece as refeições a uma frequência de 2,5 gigahertz. À medida que a frequência aumenta, a radiação se torna mais energética. Com equipamento apropriado, ele pode ser direcionado às pessoas, e os raios então penetram no corpo a uma profundidade que depende da frequência. O Departamento de Defesa dos EUA, por exemplo, desenvolveu um sistema de armas que utiliza micro-ondas com uma frequência de 95 gigahertz.

Outra possibilidade é o uso de armas sônicas. Por exemplo, alguns afetados em Havana ouviram um som penetrante antes de seus sintomas começarem. Outros, no entanto, não ouviram nada.

Pode haver sistemas que permitam ataques na faixa inaudível. Mas pouco se sabe sobre eles, exceto que militares realizaram pesquisas sobre o tema no passado. Até agora, a sua existência foi classificada por especialistas como muito improvável.

Assim como não se sabe o que está por trás da síndrome de Havana, também não está claro quem seria o responsável por causá-la. Em maio, funcionários do governo dos EUA disseram em condição de anonimato à revista Politico que suspeitavam que a agência de inteligência militar da Rússia estaria por trás dos ataques. A Casa Branca, entretanto, não fez nenhuma acusação.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade