Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

América Latina

Donald Trump admite possível derrota republicana nas eleições legislativas de 2026

Em entrevista ao Wall Street Journal, publicada no sábado (13), o presidente americano admitiu que os republicanos podem perder as eleições legislativas de meio de mandato, previstas para o início de novembro de 2026. Um golpe duro para Donald Trump, que afirma ter "criado a maior economia da história".

14 dez 2025 - 13h33
(atualizado às 13h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Apesar dos sucessos econômicos que considera ter alcançado ao longo do último ano, Trump reconheceu que os republicanos podem sair derrotados nas legislativas. "Eu criei a maior economia da história. Mas é preciso tempo para que as pessoas percebam isso", afirmou.

U.S. President Trump leads roundtable discussion at White House in Washington, D.C.
U.S. President Trump leads roundtable discussion at White House in Washington, D.C.
Foto: REUTERS - Jonathan Ernst / RFI

"Todo esse dinheiro que está entrando [permite] construir agora fábricas de automóveis, inteligência artificial, muita coisa. [Mas] não posso dizer como isso vai se traduzir para o eleitor. Tudo o que posso fazer é meu trabalho", admitiu o bilionário republicano.

Desde que voltou à Casa Branca, em 20 de janeiro, Trump afirma regularmente que a economia dos EUA está em plena expansão e continua a culpar seu antecessor democrata, Joe Biden, pela inflação persistente no país.

A última taxa publicada, em setembro, indicou um aumento anual de preços de 2,8%. O governo americano não divulgou as estatísticas de outubro devido à paralisação administrativa (shutdown) provocada pelo impasse orçamentário no Congresso. Espera-se que os dados de novembro sejam divulgados na próxima semana.

Minoria beneficiada

Na prática, a melhora econômica nos Estados Unidos beneficia apenas uma minoria. Os mais ricos aproveitam a alta do mercado imobiliário e financeiro. Seu patrimônio se valoriza e os impostos caem graças à redução de tributos promovida por Trump.

Segundo dados oficiais, os 20% mais ricos representam 40% do consumo americano. Em outubro de 2025, o Federal Reserve destacou que "os gastos das pessoas de alta renda com viagens e hospedagens de luxo permaneceram elevados."

Poder de compra dos mais pobres em queda

Por outro lado, as famílias mais pobres veem seu poder de compra diminuir, em parte devido à política tarifária de Trump. A Fed observa que "os lares de baixa e média renda continuam buscando descontos e promoções diante da alta dos preços e da maior incerteza econômica." Soma-se a isso a redução de benefícios sociais, incluindo cortes no programa de cupons de alimentação.

Outro motivo de preocupação para essa parcela da população é o "Obamacare", que expira no fim de dezembro. Não há garantia de que as ajudas financeiras que permitem a mais de 20 milhões de americanos ter seguro de saúde serão renovadas.

Em entrevista recente à Politico, Trump afirmou que a economia americana vale "25/20". Mas, segundo pesquisa divulgada na quinta-feira, apenas 31% dos americanos estão satisfeitos com a política econômica do presidente.

Nas últimas semanas, o Partido Republicano registrou derrotas importantes, com os democratas vencendo as eleições para governador na Virgínia e em Nova Jersey, bem como as prefeituras das cidades de Nova York e de Miami.

(Com AFP)

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade