Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

SP aparece pela 1ª vez entre 30 cidades globais mais promissoras

Capital financeira do Brasil ultrapassou Milão (36º) no ranking

1 dez 2025 - 14h37
(atualizado às 14h48)
Compartilhar
Exibir comentários

A maior metrópole brasileira alcançou um marco inédito ao entrar, pela primeira vez, na lista das 30 cidades mais promissoras do mundo, segundo a edição de 2025 do Índice Global de Cidades (GCI), divulgado pela consultoria Kearney.

Edifício Itália, no centro de São Paulo, abriga Circolo Italiano desde os anos 1960
Edifício Itália, no centro de São Paulo, abriga Circolo Italiano desde os anos 1960
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O estudo, que avalia 158 centros urbanos de relevância mundial, posicionou São Paulo no 28º lugar, após uma impressionante escalada de onze posições em relação ao ano anterior.

O avanço expressivo da capital econômica do Brasil foi impulsionado principalmente pelo aumento do volume de negócios ? um dos cinco pilares analisados pelo relatório, ao lado de capital humano, conectividade, experiência cultural e engajamento político.

Com o crescimento do setor empresarial representando 30% da pontuação total, a cidade mostrou forte dinamismo econômico, sustentado pela circulação de capital, pela presença de grandes empresas e pela vitalidade do mercado.

Com esse resultado, São Paulo ultrapassou metrópoles tradicionais como Montreal (29º), Milão (30º), Buenos Aires (31º), Cidade do México (38º) e Moscou (39º).

Outras cidades brasileiras, porém, tiveram desempenho menos favorável. O Rio de Janeiro caiu da 66ª para a 67ª posição; Belo Horizonte, da 103ª para a 104ª; Porto Alegre, da 96ª para a 101ª; e Salvador, da 108ª para a 110ª. Já Recife foi a única que permaneceu estável, mantendo-se no 111º lugar.

Apesar das quedas, o relatório destaca que o Brasil continua a figurar entre os mercados emergentes de maior potencial urbano.

No topo do ranking global, não houve mudanças: Nova York segue na liderança, seguida por Londres, Paris, Tóquio e Singapura. As cinco metrópoles continuam a dominar o índice graças à forte atratividade econômica, à qualificação de seu capital humano e ao papel internacional. 

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade