Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Turquia: manifestantes e policiais voltam a entrar em confronto em Taksim

4 jun 2013 - 14h19
(atualizado em 4/12/2013 às 15h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Novos enfrentamentos entre a polícia e manifestantes na Praça Taksim, em Istambul
Novos enfrentamentos entre a polícia e manifestantes na Praça Taksim, em Istambul
Foto: AP

Centenas de agentes policiais desocuparam nesta terça-feira a praça de Taksim, no centro de Istambul, pouco depois que milhares de cidadãos se concentraram ali em sinal de respaldo aos protestos antigovernamentais. Poucas horas depois do primeiro despejo, os agentes recorreram ao uso em massa de gás lacrimogêneo e canhões de água e derrubaram várias barracas de comércio de rua, enquanto os manifestantes fugiam.

As forças antidistúrbios, que há não marcavam presença no local a uma semana, invadiram a praça nesta manhã, uma ação que desencadeou um confronto de mais seis horas com grupos de manifestantes, embora a calma tenha sido restabelecida posteriormente. No entanto, após o término da jornada de trabalho, vários cidadãos decidiram retornar à praça para mostrar seu respaldo aos manifestantes que se encontram no local desde o dia 1º de junho.

Enquanto milhares de pessoas enchiam a praça, agitando bandeiras e gritando palavras de ordem contra o governo, a polícia continuou enfrentando os manifestantes na periferia de Istambul. As imagens da transmissão televisiva mostraram uma praça completamente lotada por pessoas, permeada por confrontos com as forças de segurança e diversos focos de incêndios pela área, cerne dos protestos iniciados há mais de uma semana.

Segundo o jornal Hürriyet Daily News, esta nova ação policial voltou a deixar feridos e vários canais de televisão transmitiram imagens de ambulâncias chegando à área. 

Pouco depois da ação, o governador de Istambul, Hüseyin Avni Mutlu, assegurou que "grupos marginais" tinham atacado os agentes. "Rogo aos cidadãos no local que se separarem desses grupos marginais e abandonem a praça", solicitou através do Twitter.

Mais tarde, ele também assegurou que a polícia antichoque continuará as operações contra manifestantes dia e noite até que o local seja esvaziado. "Vamos continuar nossas medidas de forma incessante, seja dia ou noite, até que elementos marginais sejam retirados e a praça seja aberta para o povo", disse o governador em breve discurso na televisão.

Confrontos pela manhã

A chegada da polícia à Praça Taksim nesta manhã desencadeou violentos confrontos, com o uso de gás lacrimogêneo e canhões de água por parte das forças policiais, enquanto os manifestantes respondiam com o lançamento de pedras e coquetéis molotov.

A polícia alegou que não pretendia desmontar o acampamento de protesto no adjacente parque Gezi, mas que pretendia limpar a praça e seus arredores.

11 de junho - Manifestante atira bomba de gás de volta durante novos confronto com policiais na Praça Taksim, em Istambul
11 de junho - Manifestante atira bomba de gás de volta durante novos confronto com policiais na Praça Taksim, em Istambul
Foto: AP

Embora os agentes tenham conseguido remover os cartazes do monumento central, centenas de pessoas concentradas no restante da praça armaram novas barricadas e passaram a enfrentar os agentes, na maioria dos casos de maneira pacífica. A intervenção policial ocorreu poucas horas depois que o governo anunciasse sua disposição de negociar as reivindicações ambientais dos manifestantes.

A Plataforma de Solidariedade com Taksim, surgida para proteger o parque Gezi de um projeto urbanístico e uma remodelação, convocou todos aqueles que apoiam os protestos antigovernamentais a comparecer hoje novamente à área verde e a praça.

A Plataforma em questão afirmou que as autoridades ainda não atenderam nenhuma de suas reivindicações, como assegurar que o parque será respeitado, a libertação dos detidos nas duas semanas de protestos e a acusação dos responsáveis da violência policial, entre outras.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade