PUBLICIDADE

Europa

UE pede moderação e solução rápida na Turquia

9 jun 2013 - 17h04
(atualizado às 17h11)
Compartilhar
Exibir comentários

A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, fez um apelo neste domingo por "uma solução rápida" na Turquia e pediu aos opositores e aos partidários do premier Recep Tayyip Erdogan que dêem sinais de "moderação". "As tensões persistentes ressaltam a necessidade de que todas as partes mostrem moderação e a importância de se encontrar uma solução rápida baseada no diálogo, no respeito mútuo, na compreensão", afirmou Catherine, em um comunicado.

Neste domingo, o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, lançou uma contra-ofensiva aos milhares de manifestantes que, há dez dias, reivindicam sua renúncia. O premier convocou seus partidários e alertou que sua paciência tem "limites".

Enquanto os manifestantes voltavam mais uma vez a ocupar as ruas de Istambul, Ancara, ou Izmir, o chefe do Governo turco renovou sua retórica ofensiva contra os "vândalos" e os "extremistas" e denunciou um complô "organizado dentro e fora do país".

Ao longo do dia, ele multiplicou os pronunciamentos transmitidos pela televisão e feitos na presença de uma multidão de partidários reunidos por seu Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP).

"É essencial que as autoridades se comprometam de maneira aberta e sustentada para reforçar a democracia, instaurar a confiança e evitar a escalada (da violência)", insistiu Catherine Ashton, que continua "preocupada" com a situação no país.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade