PUBLICIDADE

Barack Obama

Obama parabeniza Romney por "campanha animada"

6 nov 2012 - 16h58
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, parabenizou o adversário republicano, Mitt Romney, pela disputa acirrada para a Casa Branca e expressou confiança na reeleição, durante visita a um escritório local de campanha para agradecer voluntários, nesta terça-feira.

"Quero dizer ao governador Romney parabéns pela campanha animada. Sei que os apoiadores dele estão tão engajados e tão entusiasmados e trabalhando tanto quanto os nossos hoje", disse Obama, enquanto voluntários faziam ligações telefônicas incentivando eleitores a votar.

"Estamos confiantes que temos os votos para vencer, mas vai depender no final do comparecimento desses votos. Então eu encorajo todo mundo de todas as partes a garantir o exercício desse precioso direito que outras pessoas lutaram tanto para que nós tivéssemos", acrescentou.

Obama fez ligações para voluntários no escritório de campanha para agradecer pelo trabalho feito pela reeleição.

"Espero que a gente tenha uma boa noite, as não importa o que acontecer, só quero dizer o quanto aprecio cada pessoa que me apoiou, todo mundo que trabalhou tanto em meu nome."

Pesquisas de intenção de voto mostram Obama e Romney em empate técnico nacionalmente, mas o atual presidente tem uma pequena vantagem nos Estados decisivos no sistema de Colégio Eleitoral dos Estados Unidos.

Tradicionalmente, os candidatos presidenciais ganham a atenção da mídia no dia eleição indo votar, mas Obama votou de forma antecipada em Chicago, no mês passado -- como parte dos esforços de sua campanha de incentivar o voto antecipado.

A visita do presidente ao escritório eleitoral acabou sendo uma oportunidade para o presidente aparecer diante das câmeras, gerando cobertura da mídia e encorajando o comparecimento às urnas.

Obama e Romney, um ex-governador de Massachusetts e executivo de private equity, travaram uma disputa acirrada e marcada por propagandas negativas de ambas as partes. A equipe de Obama atacou Romney por seu histórico como empresário, e a campanha de Romney criticou o presidente pelos altos níveis de desemprego e a lenta recuperação econômica durante seu mandato.

Os comentários conciliatórios de Obama marcam o encerramento de uma campanha ríspida e pode ter apelo junto a eleitores indecisos.

Além da parada no escritório de campanha, Obama está concedendo uma série de entrevistas e deve jogar basquete com alguns amigos, uma tradição para o presidente fanático por esportes no dia da eleição.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade